A fechar a Grand Conference esteve o conhecido “filósofo da vida quotidiana” e fundador da “The School of Life”, Alain de Botton, que trouxe para debate a importância do capitalismo. Perante as críticas que as pessoas fazem habitualmente ao capitalismo, por este não estar a satisfazer aquilo que elas realmente necessitam, o escritor defende que o caminho passa pelo preenchimento das necessidades mais elevadas.
“O capitalismo tem que procurar satisfazer as necessidades mais profundas do ser humano. Não apenas necessidades, como ter automóveis mais velozes ou chocolates, mas necessidades como amor, amizade, carinho e realização pessoal”. Uma prova de que as empresas estão semiconscientes desta realidade é a publicidade. As mensagens dirigem-se sempre às necessidades mais elevadas, mesmo quando o objetivo é venderem-se produtos para as necessidades básicas. O problema é o facto de os produtos não acompanharem a publicidade. “Acho que se tem de reduzir o «gap» entre a publicidade e o produto.
O produto deveria aproximar-se da publicidade, porque a publicidade baseia-se em desejos psicológicos, e muito frequentemente os produto não têm capacidade de satisfazer”, considera. Alain de Botton realça que a missão do capitalismo é fazer as pessoas felizes, e que os líderes de hoje têm também um papel fundamental nesse processo. Descubra a sua visão na entrevista concedida ao Imagens de Marca.
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