Numa altura em que os Açores lançam a própria Marca que certifica a qualidade dos produtos e serviços da região, o Arquipélago Regional recebe o último encontro a realizar no contexto do ciclo de programação comunitária 2014-2020.
“Os Açores são uma região onde o turismo se afirma como um dos principais vetores de desenvolvimento. O potencial existente e o trabalho conjunto, desenvolvido por entidades públicas e privadas ao longo dos últimos anos, associado aos objetivos traçados, nomeadamente a ser o principal destino de turismo de natureza do país e uma referência do turismo náutico internacional no decorrer da próxima década, leva-nos a acreditar na mais-valia que seremos no contexto da oferta turística nacional”, refere o Vítor Fraga, secretário regional do Turismo e Transportes.
Com um aumento no número de hóspedes de 3,2% e o aumento do número de dormidas de 0,3%. O secretário regional do Turismo e Transportes espera, ainda, que os Açores “possa ajudar efetivamente traçar caminhos conjuntos que se repercutam no bom desempenho do setor quer a nível regional como nacional”.
Já na sétima conferência pública “Turismo 2020”, o encontro visa identificar as linhas prioritárias de aplicação dos fundos comunitários no turismo e o contributo que será integrado no Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo do País e suas Regiões até 2020.
“Só com o contributo dos agentes locais, sejam eles empresas privadas ou entidades públicas, é possível conhecer os desafios e as oportunidades que se colocam a cada região para, desta forma, encontrarmos as prioridades de aplicação de fundos comunitários”, sublinha o Presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo, que explica que a cuidada seleção das áreas a beneficiar e a forma como se articulam estes investimentos geram sinergias e mais-valias para o desenvolvimento efetivo do Turismo.
O debate dedicado aos “Fundos Comunitários: lições do QREN, desafios e oportunidade para o Turismo dos Açores 2020”, terá como intervenientes Luís Veiga, Presidente da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, Carlos Moura, Vice-Presidente da AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, e Isabel Feijão Ferreira, do Turismo de Portugal.
Comentários (0)