Aquele que é considerado pelo Chartered Institute of Marketing um dos 50 gurus que moldaram o futuro do marketing, Hermawan Kartajaya, abriu a 6ª edição do QSP Summit, na Exponor, Porto, que o Imagens de Marca acompanhou de perto.
O presidente da Associação Mundial de Marketing foi, assim, o orador principal deste dia dedicado ao tema “The New Wave of Marketing”.
Perante uma plateia cheia, e que não poupou nos aplausos no final da palestra, Hermawan Kartajaya defendeu que são os jovens, as mulheres e os internautas o foco principal de qualquer marketeer.
E explicou: os jovens porque são eles o futuro e estes profissionais devem sempre pensar à frente no tempo; as mulheres, porque considera que estas têm uma maior capacidade para serem “multifunções” e, consequentemente, mais poder; e os internautas, porque a internet tem um papel relevante na gestão das marcas.
Karen Carter, Consumer Marketing Director da Microsoft na Europa Ocidental, foi a oradora que se seguiu, para apresentar um estudo que explica as alterações feitas no marketing da Microsoft, com o objetivo de criar engagement com os consumidores - o que exige uma inovação constante e interatividade com os clientes através do Facebook e do Twitter.
Como exemplo da aplicação destes novos conceitos, a responsável apontou a campanha de marketing pensada para a Xbox 360: sabendo que atingem os novos consumidores através das novas tecnologias, a Microsoft procurou mostrar a interactividade dos seus produtos junto dos clientes.
Para que tal seja possível, Karen Carter lembrou a importância dos consumidores da marca terem a oportunidade de tocar e experimentar os produtos quando se deslocam a alguma loja. ”Isso faz toda a diferença, uma vez que as pessoas precisam de se sentir ligadas para adquirir um produto”, disse.
A otimização das marcas através da comunicação no Facebook foi o estudo apresentado pela Gestora de Soluções Globais de Marketing para a Europa desta rede social, Vanessa Fitzgerald.
Esta responsável revelou aquela que pode ser uma estratégia para que uma empresa otimize o seu negócio através do Facebook: conectar-se com os clientes, fazer publicações diariamente, criando dessa forma uma relação com o cliente, alcançar mais fãs com várias versões de publicidade e influenciar os amigos, que por sua vez vão influenciando outros em cadeia.
“Com a economia em constante mudança, a revolução protagonizada pelas tecnologias de informação, internet e redes sociais assumem especial relevo na nova era da comunicação e gestão das marcas, nos relacionamentos entre as pessoas e comportamento dos mercados”, um pressumposto lançado pela organização do evento que se viu cumprido e provado no final deste dia de debate.
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