A marca mais valiosa do Natal é…

19 de dezembro de 2013

A marca mais valiosa do Natal é…

Estamos todos habituados a ver diversas avaliações de marcas. Por exemplo, segundo os especialistas da Brand Finance, a Apple, a marca mais valiosa do planeta vale 87,3 mil milhões de dólares. Parece bastante, certo?

Engana-se, porque a personagem Pai Natal está avaliada em qualquer coisa como 1.58 triliões de dólares, segundo a escala anglo-saxónica. Ou seja, segundo uma análise semelhante às das avaliações das marcas corporativas, o Pai Natal é mais valioso do que todas as marcas presentes no mercado.

A personagem é parte integrante da quadra festiva há mais de mil anos e tem construído um património de marca inigualável. Que o diga a Coca-Cola que o vestiu de vermelho e globalizou esta imagem. Imagem que é hoje utilizada por centenas de marcas.

Em comunicado, David Haigh, presidente executivo da Brand Finance referiu que “O Pai Natal é a galinha dos ovos de ouro (ou deveria ser vermelho e branco) no que toca a branding. Reconhecido em todo o mundo, as marcas têm feito um trabalho meticuloso para gerir a sua imagem e construir o seu perfil de modo a mantê-lo relevante para as gerações seguintes”.

Abaixo pode ver algumas curiosidades relacionadas com o Pai Natal e com a quadra que o imortalizou.

  •  O nome ” Pai Natal ” – “Santa Claus” deriva de São Nicolau, através do nome holandês Sinterklaas.
  • Nicolau de Mira que viria a tornar-se Santo Nicolau era um grego nascido no ano 270 na região de Patara, situada atualmente no sudoeste da Turquia.
  • A sua associação com a troca de presentes, e, talvez a causa final da comercialização do Natal, deriva da reputação de Nicolau secretamente oferecer moedas de ouro aos mais carenciados de Mira.
  • Diz-se com frequência que deixava as moedas nos sapatos e meias das pessoas, daí a tradição da meia do Natal.
  • No exemplo mais famoso da sua generosidade, ele atirou três bolsas cheias de ouro através da janela de um homem pobre que não poderia fornecer dotes às suas três filhas.
  • Algumas versões do conto referem que deixava cair as bolsas de ouro pela chaminé, possivelmente, a origem da ideia que o Pai Natal traz os presentes pela chaminé.
  • São Nicolau é o santo padroeiro dos banqueiros, agiotas, ladrões, piratas, marinheiros, crianças, arqueiros e de Nova Iorque.
  • Apesar do Pai Natal ser lembrado por viver na Lapónia, os restos mortais de São Nicolau estão enterrados nas cidades italianas de Bari e Veneza.
  • Não há consenso sobre o porquê do Natal (comemoração do nascimento de Jesus Cristo) calhar no dia 25 de dezembro. Uma ideia, como ponto de partida é o facto da Anunciação (momento em que o Arcanjo Gabriel revela a Maria que ela daria à luz um bebé especial) a 25 de março, ou seja, nove meses antes do 25 de dezembro.
  • O Natal foi proibido por Oliver Cromwell na Inglaterra e País de Gales da 1649-1660 e pelos puritanos americanos entre 1659-1681.
  • A primeira referência escrita de uma árvore de Natal foi em 1531, na Alemanha.
  • Ao visitar a Finlândia, o Pai Natal deixa seu trenó para trás e monta numa cabra chamada Ukko .
  • As compras de Natal são responsáveis por 1/6 de todas as vendas no retalho.
  • No dia de natal em 2012 foi feito o download de mais 328 milhões de aplicações.
  • ‘White Christmas’ da autoria de Irving Berlin é o single mais vendido de todos os tempos, com mais de 100 milhões de vendas em todo o mundo.
  • Cerca de 3.000 toneladas de papel de alumínio serão usados para embrulhar os perus de Natal deste ano.
  • Bolos ingeridos no dia de Natal / ano – 250 milhões.
  •  Árvores de Natal expostas / ano – 500 milhões
Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Fernando Paula

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.