Já não é nova a estratégia da FOX e do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) em usar a série ‘The Walking Dead’, que passa naquele canal, para apelar à doação de sangue. Depois do êxito da campanha que desenvolveu o ano passado, em que vários famosos foram ‘zombieficados’, este ano as duas entidades criaram a ‘The Walking Dead Blood Store’.
Esta é a primeira loja de doação de sangue do mundo, instalada no Centro Comercial Dolce Vita Tejo com abertura prevista para dia 7 de fevereiro. Estará aberta até 16 de fevereiro, todos dos dias das 14h00 às 19h00.
Nesta loja e em todos os centros de recolha do IPST por cada doação, o doador recebe um comprovativo que, posteriormente, pode ser trocado por merchandising oficial da série, como livros, t-shirts, hoodies, armas domésticas, posters, canecas, jogos de Playstation, etc. Cada produto tem o seu próprio valor em sangue e, para se conseguir os melhores ou mais produtos, cada pessoa tem de apresentar mais comprovativos.
O IPST e a FOX unem-se assim, mais uma vez, com o objetivo de sensibilizar os fãs desta série para a importância de doar sangue. Desta forma, a FOX pretende chamar a comunidade crescente de fãs de ‘The Walking Dead’ e aproveitar o fenómeno mundial que esta série se tornou para captar mais dadores de sangue em Portugal e assim aumentar “a receita” do banco de sangue português.
Para a divulgação desta iniciativa a FOX criou uma campanha com a Torke que vai estar presente em televisão, plataformas online, rádio e mupis.
Esta notícia de ser a primeira loja de doação de sangue do mundo não é totalmente verdade. À cerca de 2 anos enquanto morava em Berlim, um centro comercial teve a mesma iniciativa numa loja interna. Sei disso porque fui um dos milhares que lá passaram para doar sangue.
O Canadá durante todo o mês de Dezembro de 2013 teve a mesma iniciativa. Não estive lá mas foi notícia numa telejornal nacional.