O lar da família Oliveira vai, a partir de hoje e até aos próximos 100 anos, receber energia grátis. O vídeo apresentado pela família originária de Sandim, em Vila Nova de Gaia, revela a paixão de várias gerações pela tradição do folclore.
Nas imagens enviadas para o concurso, avô, pai e neto demonstram a sua entrega à arte popular, uma energia que partilham com os mais 18 membros da sua família.
De uma shortlist de dez vídeos, «A energia do folclore» foi o vídeo selecionado pelo júri final composto por um membro da EDP e um membro da família de Manoel de Oliveira.
De acordo com o júri, o trabalho criativo apresentado pela família vencedora respondeu de forma certeira ao desafio lançado pela EDP, através da sua campanha “Um Século de Energia”, o último trabalho do realizador Manoel de Oliveira.
O fator geracional é o eixo central da narrativa apresentada pela família Oliveira, onde a força da tradição e da cultura perduram ao longo das décadas.
O concurso lançado pela EDP no mês de junho surgiu na sequência do documentário e da campanha “1 Século de Energia”, ambos realizados pelo Mestre Manoel de Oliveira, pouco tempo antes da sua morte.
A campanha tinha como objetivo homenagear a excelência das famílias, através do retrato de várias gerações de duas famílias reais: uma de bailarinas e outra de músicos.
Comentários (0)