7 de julho de 2011

A evolução da publicidade digital


Para os especialistas o digital já não é um meio. É uma tecnologia ao serviço de diferentes meios e que possibilita a convergência de todos eles.
O jornal continua a existir, bem como a rádio. O que está a mudar é a forma como os consumidores interagem com estes suportes e é isto a que as marcas devem prestar atenção, de forma a garantir a eficácia das suas campanhas.



Esta é uma das ideias chave que surgiu na apresentação da Reprise Media, uma agência de marketing digital nascida em 2003 e que chega agora ao mercado português. Do grupo Mediabrands, a agência acredita que a tendência dos dias de hoje passa por localizar, interagir e converter. Estes são os passos fundamentais para impactar um consumidor que hoje está, mais do que nunca, ligado ao mundo digital.



Um mundo em franco desenvolvimento e onde os novos ecrãs estão a revolucionar o mercado. Na área do mobile, estima-se que as vendas de smartphones ultrapassem em todo o mundo a barreira dos 500 milhões de unidades vendidas, e em 2012 prevê-se que o número de pessoas conectadas à internet via smarphones, seja superior ao verificado via computador.



Segundo um estudo da Magnaglobal, uma divisão da Mediabrands, sobre o sector publicitário, o mercado digital registou o maior índice de crescimento, chegando a ser considerado como segundo suporte onde há maior investimento.



E como as marcas devem adaptar-se a estas tendências? Mário Mateus, Responsável da Mediabrands em Portugal, acredita que “o que as marcas devem fazer, do ponto de vista de comunicação, é perceber como podem impactar os consumidores, fazerem parte das suas conversas e compreender de que forma podem criar relações e proporcionar experiências que fidelizem os consumidores”.



Segundo os especialistas, as marcas não devem estar perdidas no terreno digital e devem apostar em acções específicas, porque as métricas para verificar o impacto das suas campanhas e acções são hoje muito mais precisas e direccionadas. E mais do que transmitir uma mensagem, ela deve ser segmentada aos diferentes públicos que povoam o mundo digital.



O próprio mundo digital está em constante mudança: o valor do Media Social é cada vez maior e as marcas tem que estar muito atentas àquilo que fazem, de forma a garantir o maior retorno possível das suas campanhas e da sua presença no digital.

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