Os CTT celebram os 80 anos da rádio em Portugal com uma nova emissão filatélica, que será lançada amanhã, 30 de agosto. Os selos lembram algumas das grandes “Vozes da Rádio” portuguesa que ajudaram a mudar a comunicação em Portugal. Fernando Pessa, Artur Agostinho, António Sala, Francisco Sena Santos, Herman José e Ana Galvão são os homenageados.
Esta emissão que é composta por seis selos procura retratar alguns momentos da história, mais antiga e mais recente, da rádio em Portugal: uma emissão liderada por Fernando Pessa; a reportagem de um jogo de futebol em 1947 por Artur Agostinho, na Emissora Nacional; a emissão do programa “Despertar”, no dia 1 de Junho de 1991, por António Sala, na Rádio Renascença; A emissão de Francisco Sena Santos durante o jogo Portugal-França na meia final do Campeonato Europeu de Futebol, em 2000; Herman José em estúdio na Antena 1 em 1998; e Ana Galvão nos estúdios da Antena 3, no ano passado.
A rádio tornou-se rapidamente no maior meio de comunicação de massas, pouco depois da sua criação. A 1 de Setembro de 1939, foi pela rádio que a invasão da Polónia pelas tropas alemãs, que deu início à II Guerra Mundial, foi conhecida à escala mundial. Este meio tornou-se também num instrumento de propaganda política, utilizado pelo regime de Salazar até à revolução de 25 do abril. Foi também a rádio que deu a chave para o 25 de abril de 1974.
As ilustrações estiveram a cargo de Design&etc /Hélder Soares e os selos têm um formato de 40 X 30,6 mm. As obliterações de primeiro dia serão feitas nas lojas dos Restauradores em Lisboa, Munícipio no Porto, Zarco no Funchal e Antero de Quental em Ponta Delgada.
Comentários (0)