As projeções apontam apenas para 2020, mas segundo a Cisco, mais de 5.500 milhões de pessoas vão ser utilizadores móveis e render-se aos telemóveis e smartphones. Segundo a Cisco Visual Network Index Mobile, o aumento de dispositivos inteligentes, vídeo móvel e redes 4G vai multiplicar por 8 o tráfego global de dados móveis nos próximos cinco anos.
Segundo estes números, mais de 70% da população mundial vai estar ligada e do total deste número, mais de 70% vão estar rendidos aos dispositivos inteligentes como smartphones e tablets.
Segundo o comunicado da Cisco “a proliferação dos dispositivos móveis – incluindo phablets, uma mistura híbrida de smartphone e tablet – está a aumentar, razão pela qual mais pessoas terão telefones móveis (5,4 mil milhões) do que eletricidade (5,3 mil milhões) e carros (2,8 mil milhões) em 2020”.
O vídeo móvel terá a maior taxa de crescimento entre qualquer aplicação móvel.
“Os consumidores e profissionais ligados ao negócio exigem maior resolução de vídeo, mais largura de banda e a velocidade de processamento vai aumentar a utilização de dispositivos conectados a 4G. Prevê-se que a partilha de conectividade 4G represente mais de 70% de todo o tráfego móvel e que a 4G venha a gerar quase seis vezes mais tráfego por mês até 2020 que as restantes conexões”.
Comentários (0)