6 de março de 2009

5º Canal rejeitado por maioria dos jornalistas

58 por cento dos jornalistas inquiridos defendem que o lançamento do 5º canal não faz sentido do ponto de vista do equilíbrio do sector. Assim conclui a Sonda Central de Informação / Meios & Publicidade, que “procurou saber a opinião das chefias jornalísticas sobre a qualidade das propostas concorrentes, bem como sobre a possibilidade de uma maior discussão pública do seu conteúdo e formato”, tal como adianta em comunicado.



Segundo os resultados da sondagem, daquela maioria de 58 por cento, 30 por cento acredita mesmo que a chegada de mais um canal em sinal aberto traz o risco de se “diluir ainda mais o já escasso budget publicitário”. Já dentro daqueles que defendem a criação do 5º canal – 42 por cento –, 34 por cento sublinha que concordam “desde que seja com investimento privado”. Apenas oito por cento se mostra a favor incondicionalmente.



Já quanto às propostas concorrentes, os inquiridos mostram mais favoráveis à candidatura da Zon Multimédia, com 25 por cento, enquanto apenas 17 por cento vota a favor da Telecinco. Ainda assim, quase metade dos jornalistas que responderam à sondagem, 49 por cento, afirmam que nenhum dos concorrentes está preparado para vencer o concurso.



Por último, 83 por cento querem ver o conteúdo e formato das propostas divulgado e discutido publicamente.



A sondagem foi realizada entre 25 de Fevereiro a 2 de Março de 2009, iniciativa da empresa “Central de Informação” e do jornal “Meios & Publicidade”. As questões foram colocadas a 103 jornalistas, desde editores, coordenadores, chefes de redacção e directores de órgãos de comunicação social. AB

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