Não há marcas iguais no mundo e, por isso, a abordagem de cada uma aos social media deveria também ser única.
Segundo Tom Fishburne, e em tom de ironia, o social media ainda está usar “fraldas” como uma criança no seu início de vida e a verdade é que a maioria das marcas centra as suas estratégias, neste meio, em 5 tipos:
- Like Grab: As marcas que seguem esta estratégia nas redes sociais defendem o seguinte lema: “Clique no botão like para que possamos contar-lhe o quão somos geniais”.
- Broadcast: As empresas que optam por este tipo de estratégia acreditam que as redes sociais funcionam como os meios tradicionais de massas e limitam-se a emitir conteúdo, não se preocupando em ouvir o consumidor.
- Promotion: As promoções são o gancho utilizado pelas marcas para atrair o cliente.
- One-Hit Wonder: As marcas que escolhem esta estratégia pretendem fazê-lo com uma única intenção invadir a rede com os seus vídeos virais.
- All Too Rare: São raras as marcas que utilizam esta estratégia nos social media. “Como podemos ajudar-te a ser mais genial” é a frase que melhor sustenta esta estratégia das marcas nas redes sociais.
João Marcos com Sérgio Costa
Comentários (0)