Arrancou, esta terça-feira, a 2ª edição do Projeto 80, uma iniciativa que pretende desafiar Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário, dos 13 aos 17 anos, a apresentarem projetos que fomentem a preservação da biodiversidade e dos recursos naturais, o empreendedorismo, a economia verde, a cidadania e o voluntariado.
O Projeto 80, que tem como lema “O mundo está a pedir o teu 80”, abre agora as candidaturas para trabalhos desenvolvidos no ano letivo 2013/2014. De 25 de setembro a 31 de dezembro de 2013, os interessados podem realizar uma pré-inscrição no site do Projeto 80, e apresentar a candidatura entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2014. Os seis projetos escolhidos como finalistas, depois de avaliados por um júri, tornam-se candidatos ao premio “Iniciativa Jovem” dos Green Project Awards 2014, onde é encontrado o grande vencedor, que será galardoado com uma visita às Instituições Europeias em Bruxelas.
Na edição do ano passado foram escolhidos 6 projetos finalistas de um total de 12 candidaturas, de 240 alunos no total e o vencedor será revelado brevemente nos Green Project Awards. O evento, organizado oela GCI, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente e a Quercus, foi lançado em 2008 e mantém o seu propósito inicial de reconhecer as boas pratica em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável.
A edição de 2012/2013 do Projeto 80 é reconhecida pela organização como o “ano zero”, onde se testou o projeto e se percorreu mais de 5.000 quilómetros num Roadshow, que visitou 23 escolas e impactou cerca de 28 mil alunos, apresentando projetos de boas práticas ambientais.
O Imagens de Marca falou com Tiago Nascimento, Gestor do Projeto 80, que fez um balanço da edição anterior, assim como revelou que novidades traz a edição deste ano.
A apresentação da 2ª edição decorreu na Escola Secundária Eça de Queirós, nas Olaias, em Lisboa e contou com apresentação do humorista César Mourão. O objetivo era incentivar os jovens a desenvolverem projetos dentro do cariz desta iniciativa, assim como apelar ao trabalho em equipa e dar a conhecer testemunhos de jovens empreendedores que levaram a cabo iniciativas do género, como José Dantas Júnior. O jovem brasileiro foi o vencedor da Categoria “Iniciativa Jovem” dos Green Project Awards no Brasil, com um projeto de Educação Ambiental. “A importância de os jovens participarem nas iniciativas ambientais é promover o esforço, criatividade, imaginação para que eles tragam o melhor para a sociedade. O facto de o meu projeto ter sido reconhecido foi um privilégio e creio que muito portas serão abertas para que outras pessoas se possam unir à iniciativa para que o resultado seja ainda maior”.
A cerimónia de lançamento contou também com a presença de Emídio Guerreiro, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, que garante que este apoio irá continuar em edições futuras. “O objetivo do projeto é que aquela ideia, concretizando-se, resulte em ganhos para a comunidade na área da sustentabilidade. O que nos faz apoiar a iniciativa tem a ver com a necessidade de apelar a que os jovens se organizem na sociedade portuguesa, pelo grande input que eles podem trazer ao país no futuro”, refere Emídio Guerreiro.
Também João Grancho, Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário esteve presente, assim como Paulo Lemos, Secretário de Estado do Ambiente, que afirmou ao Imagens de Marca: “Os jovens têm aquela capacidade de paixão, idealismo, voluntarismo que é preciso mobilizar”, e acrescenta “o ano passado foram lançadas as sementes para que este ano possa haver mais candidaturas e muito mais pessoas envolvidas neste processo”.
A edição deste ano põe em prática diversas iniciativas como o Roadshow Projeto 80, que visitará, em fevereiro e março de 2014, 18 escolas, uma por cada distrito, onde levará animações e sessões de apresentação de boas práticas. A comunicação da iniciativa passará por plataformas digitais, como as redes sociais, especialmente o facebook, um site renovado este ano, mensagens passadas nas escolas, e a organização não deixa de lado a hipótese de lançar também um spot televisivo.
O Projeto 80 é promovido pelo Governo de Portugal, em parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, a Direção-Geral da Educação, a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Quercus e o Green Project Awards.
Como patrocinadores deste ano, estão a Sociedade Ponto Verde, o Continente e a Amb3E.
O Imagens de Marca falou Luís Veiga Martins, Diretor-Geral da Sociedade Ponto Verde, para saber o motivo que leva a instituição a apoiar este projeto, e que iniciativas estão a preparar para esta edição. Veiga Martins garante que a SPV irá participar no Roadshow, com um concurso direcionado para os alunos, que contará com figuras públicas, no sentido de sensibilizar os jovens para as questões da retoma e valorização de resíduos de embalagens, e contribuir de forma ativa com o Projeto 80. O Diretor-Geral afirma que, atualmente, os estudantes são um público-alvo importante na estratégia de conversão de não-recicladores.
Comentários (0)