2015 foi o ano em que mais smartphones foram vendidos

9 de março de 2016

2015 foi o ano em que mais smartphones foram vendidos

Em 2015, foram vendidos 1,3 mil milhões smartphones, um valor que representa um aumento de 6,4 por cento face ao período homólogo. Já as receitas entraram num ligeiro declínio, com o preço de venda médio anual a diminuir 0,2 por cento, face a 2014, segundo análise da GfK.

A China foi o mercado que mais impulsionou a procura, o que fez acelerar o crescimento das vendas de smartphones. Já os Países Emergentes (APAC) e o Médio Oriente e África (MEA) continuam a posicionar-se como potências mercados de crescimento. De acordo com os dados, a GfK prevê que a procura mundial de smartphones possa aumentar 7 por cento em 2016.

Em comunicado, Kevin Walsh, diretor de tendências e previsões da GfK afirma que, “apesar de o quarto ter tido um forte desempenho em 2015, com valores recorde, no geral há resultados diferentes entre os vários países. Fatores locais, em vez de tendências regionais e setoriais, influenciam cada vez mais o desenvolvimento dos mercados. Tendências económicas divergentes, saturação de dispositivos, adoção de mercados de massas, políticas, alterações sociais e até o desporto têm um impacto na procura e preços dos smartphones nos vários países”.

O mesmo estudo conclui que os Países Emergentes (APAC) continuam a ser o motor de crescimento no mercado mundial de smartphones, com um aumento de 21 por cento, em unidades, face ao mesmo período em 2014. No que diz respeito aos países, a Índia continua a ser um dos principais impulsionadores do crescimento unitário, com 34 por cento, impulsionado pela sua dominante gama de preços baixos, assistindo-se assim a um rápido crescimento, em unidades, 76 por cento face ao ano anterior. Mais ainda há espaço na procura de smartphones, através dos consumidores que o fazem pela primeira vez.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Marco Silva

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.