Em 2015, foram vendidos 1,3 mil milhões smartphones, um valor que representa um aumento de 6,4 por cento face ao período homólogo. Já as receitas entraram num ligeiro declínio, com o preço de venda médio anual a diminuir 0,2 por cento, face a 2014, segundo análise da GfK.
A China foi o mercado que mais impulsionou a procura, o que fez acelerar o crescimento das vendas de smartphones. Já os Países Emergentes (APAC) e o Médio Oriente e África (MEA) continuam a posicionar-se como potências mercados de crescimento. De acordo com os dados, a GfK prevê que a procura mundial de smartphones possa aumentar 7 por cento em 2016.
Em comunicado, Kevin Walsh, diretor de tendências e previsões da GfK afirma que, “apesar de o quarto ter tido um forte desempenho em 2015, com valores recorde, no geral há resultados diferentes entre os vários países. Fatores locais, em vez de tendências regionais e setoriais, influenciam cada vez mais o desenvolvimento dos mercados. Tendências económicas divergentes, saturação de dispositivos, adoção de mercados de massas, políticas, alterações sociais e até o desporto têm um impacto na procura e preços dos smartphones nos vários países”.
O mesmo estudo conclui que os Países Emergentes (APAC) continuam a ser o motor de crescimento no mercado mundial de smartphones, com um aumento de 21 por cento, em unidades, face ao mesmo período em 2014. No que diz respeito aos países, a Índia continua a ser um dos principais impulsionadores do crescimento unitário, com 34 por cento, impulsionado pela sua dominante gama de preços baixos, assistindo-se assim a um rápido crescimento, em unidades, 76 por cento face ao ano anterior. Mais ainda há espaço na procura de smartphones, através dos consumidores que o fazem pela primeira vez.
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