O daltonismo constitui uma verdadeira barreira para alunos que chegam a uma biblioteca e procuram um livro de forma autónoma, já que a cor permite diferenciar a arrumação dos vários temas. Foi para facilitar este processo que a biblioteca “Terra do Faz-de-Conta”, da EB1 nº2 de MemMartins, adotou o ColorADD®, um sistema de identificação de cores criado por Miguel Neiva.
De modo a quebrar com qualquer barreira à informação, esta biblioteca, que é a primeira do mundo a adotar o sistema, dispõe de várias obras em diferentes tipos de suporte (livros, CD-ROM, CD-Audio, DVD, vídeos) agrupadas por assuntos, sendo associada uma cor a cada tema.
O novo sistema permite identificar a cor através de um código gráfico, replicando o conceito a partir das cores primárias e nos tons branco e preto.
O facto de se utilizar estes símbolos neste nível de ensino, onde surgem os primeiros sintomas de daltonismo, poderá constituir-se como um processo de educação visual e social também para os alunos sem problemas de visão.
Comentários (0)