Ao longo dos últimos 17 anos foram investidos mais de 600 milhões de euros na recolha e triagem de resíduos de embalagem por parte das empresas aderentes e clientes da Sociedade Ponto Verde, entidade que celebra precisamente hoje o seu 17º aniversário.
Em simultâneo, no mesmo período, foram encaminhados para reciclagem, através do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagem, gerido pela Sociedade Ponto Verde, cerca de 6 milhões de toneladas de resíduos de embalagem, ou seja, o equivalente ao peso de 3 pontes Vasco da Gama
«Muito se evoluiu ao nível da reciclagem de resíduos de embalagens desde a criação da SPV, em 1996. Fruto do trabalho e do investimento realizado, atualmente mais de 650 mil toneladas de resíduos de embalagens são enviadas por ano para reciclagem, 99% da população tem acesso à recolha seletiva e 69% da população já separa os seus resíduos de embalagens», refere Luís Veiga Martins, Diretor Geral da Sociedade Ponto Verde.
As empresas aderentes e clientes da SPV investiram ainda cerca de 14 milhões de euros no processo de reciclagem de alguns materiais específicos de embalagens, como embalagens de cartão para alimentos líquidos, plásticos mistos e madeira, 46 milhões de euros na educação dos consumidores, 2 milhões de euros em projetos de investigação e desenvolvimento, bem como 1 milhão de euros em ações de responsabilidade social.
«Acreditamos que nos próximos anos a taxa de reciclagem irá continuar a aumentar, através do contributo dos consumidores e do empenho de todos os parceiros do SIGRE. Portugal tem condições para reciclar mais e dar resposta às metas ambiciosas definidas no PERSU, tendo sempre presente a necessidade de garantir a sustentabilidade financeira do SIGRE. A partilha de infraestruturas pelos Sistemas será um dos muitos contributos para uma maior eficiência, economias de escala e aproveitamento dos avultados investimentos que foram realizados no setor nos últimos anos», conclui Luís Veiga Martins.
Comentários (0)