Nascido em 2004, o EDP Cool Jazz festeja, este ano, a sua 10ª edição.
Pelo segundo ano consecutivo, a EDP é naming sponsor do evento, o que considera dar uma energia “cool” ao mesmo.
Presente no evento desde 2009, a marca deu pela primeira vez nome ao festival, em 2012. Uma aposta que é repetida este ano , como forma de reforçar o seu posicionamento, cada vez mais forte, na área da música, como garante Paulo Campos Costa, Diretor de Marca e Comunicação EDP. Mas o seu papel, mais do que principal patrocinador, passa também por fazer com que o festival adote os seus valores. Deste modo, a EDP tem contribuído para que o evento seja ambientalmente sustentável: desde 2011, compensa a pegada de carbono de todos os artistas que participam no EDP Cool Jazz.
Para esta edição foram já anunciados nomes de cariz internacional como John Legend, para dia 27 de julho, uma estreia em Portugal, Diana Krall, que traz ao nosso país o seu novo álbum “Glad Rag Doll”, a 24 de julho, e ainda Rufus Wainright.
A nível nacional, dia 4 de julho, o palco será pisado por Ana Moura, que levará sons do sue novo álbum “Desfado” e Luísa Sobral, que está a preparar um novo trabalho para suceder a “The cherry on my cake” e que deverá ser lançado dois meses antes da sua atuação neste evento. Uma noite que a organização afirma ser de “fusão” entre o jazz e o fado.
Paulo Campos Costa garante: “É um cartaz forte, mas acredito que ainda vão haver agradáveis surpresas, que serão anunciadas nas próximas semanas”, e afirma, também, que a aposta da EDP na música irá continuar nos próximos anos.
A Câmara Municipal de Oeiras é quem acolhe o festival, que já passou também por Cascais, Sintra e Mafra. Realizado ao longo do mês de Julho, o evento orgulha-se de marcar presença em cenários envoltos em natureza e património. Em 2013 esta vontade não é exceção. Os Jardins do Marquês de Pombal e o Parque dos Poetas, em Oeiras, recebem mais uma vez o evento. “É um acontecimento que traz milhares de pessoas a Oeiras e leva o seu nome além das fronteiras do Concelho”, reforça Paulo Vistas, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.
Mas as surpresas não ficam por aqui. No ano em que comemora a sua 10ª edição, o festival apresenta uma nova identidade, desenvolvida pela agência Born, que conta com uma imagem renovada e uma nova assinatura, “Cool Energy”, como nos conta Luís Montez, Diretor Geral da Música no Coração.
Ao longo destes nove anos, o EDP CoolJazz já recebeu mais de 220.000 pessoas. Lançado pela primeira vez em 2004, o objetivo do festival era oferecer um evento turístico e cultural distinto a todos os amantes de música. Num total de 94 concertos até hoje, tem no seu portfolio nomes como Sting, Seal, Barbara Hendriks, Mariza, Caetano Veloso, Jamie Cullum, Maria Bethânia, Norah Jones, Gotan Project, Thievery Corporation, Buena Vista Social Club, Horace Andy, entre outros.
Para além da EDP, também a Caixa Geral de Depósitos e a Super Bock são parceiras do evento.
Aproveite para rever a peça do Imagens de Marca sobre a ligação da EDP à música, aqui.
Comentários (0)