O que faz da Coca-Cola, da McDonald’s, da Toyota, da Google ou da Apple grandes marcas? O que as colocou em lugares destacados nos respectivos sectores? Como conseguiram conquistar públicos de todo o Mundo? A resposta a estas perguntas não é fácil de dar, pois cada marca escreve a sua própria história.
No entanto, em todas as grandes marcas há qualidades que coincidem, segundo o portal Branding Strategy Insider:
1. Conhecimento – nenhum consumidor compra uma marca se não a conhece.
2. Relevância – uma grande marca deve ser percebida como importante para a realização das esperanças, desejos e necessidades do consumidor.
3. Diferença – para se diferenciar da sua concorrência uma grande marca deve ser única nos aspectos que realmente interessam aos consumidores.
4 . Orientação para o consumidor – somente quando a marca conhece bem os seus clientes e as suas necessidades pode gerar grandes vendas e satisfazer plenamente os consumidores.
5. Confiança – para se ganhar a confiança do consumidor uma marca deve ser honesta, autêntica e cumprir sempre as suas promessas.
6. Inovação – apesar da inovação não ser uma condição indispensável ao êxito de uma marca, num mercado tão competitivo como o dos nossos dias as grandes marcas são obrigadas a antecipar-se às necessidades dos seus clientes e a surpreendê-lo com constantes inovações.
7. Simpatia – uma grande marca deve criar uma relação emocional com o consumidor e, para o conseguir, deverá partilhar valores com ele, ter qualidades admiráveis e construir uma imagem simpática aos olhos do grande público.
8. Acessibilidade – para gerar vendas as marcas devem ser fáceis de encontrar e adquirir. Quanto maior for a acessibilidade da marca, maior será também o seu volume de vendas.
9. Popularidade – as grandes marcas são também extremamente populares; todos as conhecem ou ouviram falar delas.
10. Valor – o preço de uma marca deve estar em consonância com os valores emocionais e funcionais que esta tem para oferecer aos consumidores. TS
Comentários (0)