A Classe e a Modernidade do “Made In England”
28 de Setembro de 2013 em Inglaterra
[1]Chamam-lhe o anjo do Tamisa e segundo a lenda aparece sobre as águas do rio em épocas de perigo e tumulto, como no grande incêndio de Londres do século XVII ou durante a I e II Guerra Mundial.
Hoje, quem está em destaque no Tamisa são as pontes que unem as margens da capital inglesa e do Reino Unido. Basta andar ao longo do percurso do rio para apreciar alguns dos elementos desta economia, a quinta marca país mais valiosa do mundo, segundo a Brand Finance. Os edifícios ultra modernos e algumas estruturas futuristas convivem em harmonia com a tradição, história e património arquitetónico de alguns dos ícones ingleses, como a London Bridge ou o Big Ben.
É este binómio tradição, modernidade que dão força a esta marca nação. Exemplo disso são os acontecimentos que colocaram Inglaterra no foco do mundo ao longo dos últimos anos como o casamento Real de 2011, o Jubileu de diamante da Rainha Isabel II e o nascimento do herdeiro do trono este verão. Mas foram os Jogos Olímpicos de Londres que alteraram a perceção dos próprios ingleses sobre o seu país, a décima economia mais competitiva do mundo. (Veja aqui a entrevista de Steve Bloomfield – Editor Secção Internacional Monocle [2])
[3]Foram também os Jogos Olímpicos que deram um impulso ao Turismo Inglês em 2012, levando Londres a ser a segunda cidade mais visitada no mundo. O país recebeu mais de 27 milhões de turistas estrangeiros que gastaram mais de 16 mil milhões de libras, o equivalente a 19 mil milhões de euros. No entanto, o turismo interno tem um peso muito superior, e representa mais de 80% do turismo do Reino Unido. (Veja aqui a entrevista de James Berresford – Presidente Executivo VisitEngland [4])
Mas antes de partir à descoberta do país e de marcas cujo “Britishness” está bem presente no seu ADN, continuamos em Londres à descoberta das empresas portuguesas que apostam neste mercado para se internacionalizarem e chegarem a outros pontos do planeta. As relações comerciais entre Portugal e Inglaterra tem-se reforçado ao longo das últimas décadas e só este ano, até maio, as exportações cresceram 4,7% em termos de valor. O Reino Unido, um mercado com 60 milhões de pessoas, é o quinto mercado mais importante para Portugal. (veja aqui a entrevista de Miguel Fontoura – Conselheiro Económico e Comercial Embaixada Portuguesa em Londres [5])
[6]Apesar de toda a dimensão e dinamismo económico da capital inglesa, é estratégico promover outros pontos do país. Estratégia seguida por grandes empresas inglesas de renome internacional como a Rolls-Royce Motor Cars que encontrou em Goodwood o espaço ideal para produzir o ícone máximo da indústria automóvel de luxo. (Veja aqui a entrevista de Andrew Ball – Diretor de Comunicação Corporativa Rolls-Royce Motor Cars [7])
No setor dos Media, a BBC apostou numa descentralização de Londres para investir em Manchester, criando assim uma nova oportunidade de se aproximar do público do norte de Inglaterra, onde habitam mais de 16 milhões de pessoas. (veja aqui a entrevista a Alice Webb – Directora Central Operações BBC Norte [8])
Manchester é a região urbana que regista o maior e mais rápido crescimento económico em Inglaterra e as previsões apontam para um crescimento de 2,7% ao ano na próxima década. Um caminho que toda a Inglaterra quer seguir para continuar a afirmar a sua marca.
As nossas sugestões para as cidades visitadas pela nossa equipa:
Londres
Manchester
Londres
Manchester:
Londres
Manchester
Na secção Travel Brands – Inglaterra não deixe de ver:
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