Marcas da Distribuição com vinhos premiados

17 de Outubro de 2013 em Marcas da Distribuição

Marcas da Distribuição com vinhos premiados

Qualidade das marcas próprias desperta sentidos do consumidor

Os vinhos portugueses estão a ganhar destaque em todo o mundo, colecionando alguns dos mais prestigiados prémios internacionais. São reconhecimentos que também estão a chegar às marcas próprias da distribuição. Nos últimos anos, esta tornou-se uma categoria importante nas estratégias de marca própria, das diversas insígnias presentes no mercado nacional. Ao que tudo indica, com os prémios, cresce também a confiança dos consumidores. A prova-lo estão os resultados: as vendas crescem todos os anos e em algumas marcas faz-se a dois dígitos, acima dos 10%. É através de uma colaboração estreita com os produtores mais conceituados das diversas regiões vitivinícolas portuguesas, que as grandes insígnias da distribuição trabalham, para garantir o sucesso do seu posicionamento no setor. Qualidade a preços competitivos, mas apostando em estratégias de mercado diferenciadoras.

Para o Pingo Doce, esta categoria é estratégia [1]. Há uma década que está presente com a sua marca nas garrafeiras das mais de 300 lojas, tendo como uma das mais longas parcerias a Casa Ermelinda Freitas [2]. É com a marca Pingo Doce que comercializa os vinhos, um risco assumido, numa categoria onde o consumidor procura marcas de referência, mas que, segundo o Pingo Doce, valeu a pena, já que as vendas continuam a crescer. Um caminho diferente foi seguido pelo Jumbo [3], que prefere valorizar a marca do produtor [4] e que identifica como uma escolha dentro da gama de produtos Sabores de Portugal.

A criação de uma marca específica para a categoria dos vinhos foi o aroma encontrado pelo Continente para se destacar da concorrência. Unindo a tradição à modernidade, o Contemporal nasceu há 3 anos e hoje também se orgulha de ter a sua qualidade premiada. A marca é também fruto de um projeto desenvolvido em associação com algumas das adegas [5] de referência nas várias regiões do país.

Com uma oferta transversal a todas as regiões e tipos de vinho, o sucesso das marcas próprias neste setor faz-se da mistura do Know How que a distribuição tem das necessidades e tendências de consumo dos clientes, com as melhores castas e a experiência das equipas de enologia de alguns dos grandes produtores de vinho do país.

Com uma identidade desenhada para a exaltação de toda a excelência do produto, as marcas próprias concorrem nas garrafeiras pela preferência dos consumidores, apostando na comunicação de uma imagem de prestígio. Vinhos que se põem também à prova nos mercados internacionais, sendo que esta, é uma das vantagens que a Distribuição traz ao futuro do setor e que tem despertado os sentidos dos produtores. Apesar de não revelarem valores, as marcas próprias nos vinhos estão a conquistar terreno e algumas já representam entre 5 a 10% do volume de negócios das grandes adegas.

Este sábado, às 14h30, e domingo, às 10h30 e 16h30, na SIC Notícias.

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/z-arquivo/marcas-da-distribuicao/marcas-da-distribuicao-com-vinhos-premiados/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.