11 de fevereiro de 2013

Como avaliar o valor de uma marca?

A importância e os métodos de avaliação do valor de uma marca

Nuno Côrte-Real é docente da Católica Porto Business School e esteve à conversa com o Imagens de Marca, para explicar porque é tão importante avaliar o valor de uma marca.

Num mundo em que tudo é avaliado do ponto de vista financeiro, e com tantas aquisições e fusões de e entre empresas, é essencial perceber o valor de uma marca, um ativo fundamental, que, em alguns casos, representa quase 60% do valor das empresas.

O docente explica como se deve fazer a avaliação do valor de uma marca mas reforça que a fórmula não é única, pois existem diferentes consultoras como a Interbrand ou a BrandFinance, que fazem avaliação de marcas e utilizam diferentes métodos.

Para Nuno Côrte-Real, a dificuldade neste processo de avaliação reside na complexidade de se isolar os efeitos económicos das marcas e o seu impacto nas contas das empresas.

O docente da Católica Porto Business School refere que os métodos de avaliação do valor de marcas apontam no mesmo sentido: a atualização de fluxos de caixa. A questão que se coloca, e o desafio de futuro, é determinar em concreto que fluxos são esses.

Conceitos e ideias chave desenvolvidos por Nuno Côrte-Real na rubrica How To do Imagens de Marca, em parceria com a Católica Porto Business School.

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Jornalista: Fernando Paula; Imagem: Carlos Melim; Edição: Arnaldo Guedes

Comentários (1)

  1. como eu poderia analisar o valor de uma marca.

    por: Roberto Pontara,

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