28 de setembro de 2013

A Classe e a Modernidade do “Made In England”

IMTB_Inglaterra_riotamisaChamam-lhe o anjo do Tamisa e segundo a lenda aparece sobre as águas do rio em épocas de perigo e tumulto, como no grande incêndio de Londres do século XVII ou durante a I e II Guerra Mundial.

Hoje, quem está em destaque no Tamisa são as pontes que unem as margens da capital inglesa e do Reino Unido. Basta andar ao longo do percurso do rio para apreciar alguns dos elementos desta economia, a quinta marca país mais valiosa do mundo, segundo a Brand Finance. Os edifícios ultra modernos e algumas estruturas futuristas convivem em harmonia com a tradição, história e património arquitetónico de alguns dos ícones ingleses, como a London Bridge ou o Big Ben.

É este binómio tradição, modernidade que dão força a esta marca nação. Exemplo disso são os acontecimentos que colocaram Inglaterra no foco do mundo ao longo dos últimos anos como o casamento Real de 2011, o Jubileu de diamante da Rainha Isabel II e o nascimento do herdeiro do trono este verão. Mas foram os Jogos Olímpicos de Londres que alteraram a perceção dos próprios ingleses sobre o seu país, a décima economia mais competitiva do mundo. (Veja aqui a entrevista de Steve Bloomfield – Editor Secção Internacional Monocle)

IMTB_Inglaterra_transportesForam também os Jogos Olímpicos que deram um impulso ao Turismo Inglês em 2012, levando Londres a ser a segunda cidade mais visitada no mundo. O país recebeu mais de 27 milhões de turistas estrangeiros que gastaram mais de 16 mil milhões de libras, o equivalente a 19 mil milhões de euros. No entanto, o turismo interno tem um peso muito superior, e representa mais de 80% do turismo do Reino Unido. (Veja aqui a entrevista de James Berresford – Presidente Executivo VisitEngland)

Mas antes de partir à descoberta do país e de marcas cujo “Britishness” está bem presente no seu ADN, continuamos em Londres à descoberta das empresas portuguesas que apostam neste mercado para se internacionalizarem e chegarem a outros pontos do planeta. As relações comerciais entre Portugal e Inglaterra tem-se reforçado ao longo das últimas décadas e só este ano, até maio, as exportações cresceram 4,7% em termos de valor. O Reino Unido, um mercado com 60 milhões de pessoas, é o quinto mercado mais importante para Portugal. (veja aqui a entrevista de Miguel Fontoura – Conselheiro Económico e Comercial Embaixada Portuguesa em Londres)

IMTB_Inglaterra_Rolls2Apesar de toda a dimensão e dinamismo económico da capital inglesa, é estratégico promover outros pontos do país. Estratégia seguida por grandes empresas inglesas de renome internacional como a Rolls-Royce Motor Cars que encontrou em Goodwood o espaço ideal para produzir o ícone máximo da indústria automóvel de luxo. (Veja aqui a entrevista de Andrew Ball – Diretor de Comunicação Corporativa Rolls-Royce Motor Cars)

No setor dos Media, a BBC apostou numa descentralização de Londres para investir em Manchester, criando assim uma nova oportunidade de se aproximar do público do norte de Inglaterra, onde habitam mais de 16 milhões de pessoas. (veja aqui a entrevista a Alice Webb – Directora Central Operações BBC Norte)

Manchester é a região urbana que regista o maior e mais rápido crescimento económico em Inglaterra e as previsões apontam para um crescimento de 2,7% ao ano na próxima década. Um caminho que toda a Inglaterra quer seguir para continuar a afirmar a sua marca.

O BI do país

  • Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte
  • Área: 244.100 km2
  • População: 63,6 milhões de habitantes (Estimativa 2012)
  • Capital: Londres
  • Religião predominante: Igreja Anglicana (a Rainha é a Chefe da Igreja)
  • Língua: Inglês
  • Economia: A economia do país é uma das mais importantes da União Europeia e do mundo apesar da crise financeira internacional iniciada em 2008. Segundo a Ficha de Mercado da AICEP, as estimativas apontam para um Produto Interno Bruto (PIB) dos mais elevados do mundo (9º) em 2011, tendo sido em 2010 o sexto maior importador e o décimo exportador do mundo. A recente crise financeira mundial teve um elevado impacto na economia do Reino Unido, considerada até então a principal potência europeia e um grande centro financeiro mundial. O PIB do Reino Unido registou um crescimento de 0,7% no segundo trimestre do ano, impulsionado pelo setor da construção e pelo aumento do consumo.

O nosso guia de viagem:

TravelBrands_AviaoComo ir

  • A ligação Lisboa Londres via Heathrow é uma das mais antigas operada pela TAP na Europa. É a 2ª linha de maior dimensão na Europa para a companhia e regista 44 voos semanais. A TAP também voa para Gatwick.
  • A TAP voa diretamente para Manchester com seis voos semanais.

TravelBrands_cabideOnde ficar

As nossas sugestões para as cidades visitadas pela nossa equipa:

Londres

  • O Pestana Chelsea Bridge é um hotel português de 4 estrelas situado em Chelsea, numa zona em expansão. Nas margens do Tamisa e perto de um dos parques mais antigos de Londres, o Battersea Park, o hotel está bem servido em termos de transportes públicos, de forma a chegar facilmente a qualquer ponto de Londres. As alusões a Portugal encontram-se um pouco por todo o hotel.

Manchester

  • O The Midland é seguramente um dos melhores hotéis de Manchester. Com 100 anos de história assistiu, por exemplo, ao nascimento de uma das marcas mais míticas de Inglaterra, a Rolls-Royce. 

 TravelBrands_garfoOnde comer

Londres

  • A oferta na área da restauração é enorme, e proliferam sabores para todos os gostos. Quem procura conhecer a cidade e não quer perder muito tempo à mesa, os restaurantes de fast food estão em todas as esquinas. O Trattoria Italiana e o Abardeen Steak Houses são bastante centrais e têm preços acessíveis.

Manchester:

  • Para quem aprecia grelhados no carvão, o The Grill On The Alley é uma boa opção no centro da cidade de Manchester.

TravelBrands_telemovelO que visitar

Londres

  • Londres é uma das maiores cidades da Europa e a lista de locais a visitar pode tornar-se interminável. Se procura marcar presença nos ícones londrinos então a visita à London Tower, à Saint Paul Cathedral, a Westminster Abbey e ao Big Ben é obrigatória. Londres é também famosa pelos seus mercados sendo que o de Notting Hill, o de Convent Garden e de Camdem Town são apenas alguns dos mais conhecidos de uma cidade com cerca de 10 milhões de habitantes. A cultura é também um ponto forte da cidade. À noite, nas imediações de Picadilly Circus, milhares de luzes convidam os transeuntes a entrar nos mais variados teatros e o Soho é um ponto de passagem para quem procura entretenimento noturno.

Manchester

  • Em Manchester o futebol é rei, e além dos estádios dos dois clubes da cidade, Manchester United e Manchester City, existe um Museu Nacional de Futebol, o único em Inglaterra que não está associado a nenhum clube. Vários museus garantem à cidade uma identidade cultural e a MediaCityUK pode ser um ponto de atração para quem quer conhecer a arquitetura moderna que se desenha na cidade.

Na secção Travel Brands – Inglaterra não deixe de ver:

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Jornalista: Fernando Paula / Cristina Amaro; Imagem: Patrique Almeida; Edição: Arnaldo Guedes / Maria Gonzalez / Rui Rodrigues

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