17 de outubro de 2013

Marcas da Distribuição com vinhos premiados

Qualidade das marcas próprias desperta sentidos do consumidor

Os vinhos portugueses estão a ganhar destaque em todo o mundo, colecionando alguns dos mais prestigiados prémios internacionais. São reconhecimentos que também estão a chegar às marcas próprias da distribuição. Nos últimos anos, esta tornou-se uma categoria importante nas estratégias de marca própria, das diversas insígnias presentes no mercado nacional. Ao que tudo indica, com os prémios, cresce também a confiança dos consumidores. A prova-lo estão os resultados: as vendas crescem todos os anos e em algumas marcas faz-se a dois dígitos, acima dos 10%. É através de uma colaboração estreita com os produtores mais conceituados das diversas regiões vitivinícolas portuguesas, que as grandes insígnias da distribuição trabalham, para garantir o sucesso do seu posicionamento no setor. Qualidade a preços competitivos, mas apostando em estratégias de mercado diferenciadoras.

Para o Pingo Doce, esta categoria é estratégia. Há uma década que está presente com a sua marca nas garrafeiras das mais de 300 lojas, tendo como uma das mais longas parcerias a Casa Ermelinda Freitas. É com a marca Pingo Doce que comercializa os vinhos, um risco assumido, numa categoria onde o consumidor procura marcas de referência, mas que, segundo o Pingo Doce, valeu a pena, já que as vendas continuam a crescer. Um caminho diferente foi seguido pelo Jumbo, que prefere valorizar a marca do produtor e que identifica como uma escolha dentro da gama de produtos Sabores de Portugal.

A criação de uma marca específica para a categoria dos vinhos foi o aroma encontrado pelo Continente para se destacar da concorrência. Unindo a tradição à modernidade, o Contemporal nasceu há 3 anos e hoje também se orgulha de ter a sua qualidade premiada. A marca é também fruto de um projeto desenvolvido em associação com algumas das adegas de referência nas várias regiões do país.

Com uma oferta transversal a todas as regiões e tipos de vinho, o sucesso das marcas próprias neste setor faz-se da mistura do Know How que a distribuição tem das necessidades e tendências de consumo dos clientes, com as melhores castas e a experiência das equipas de enologia de alguns dos grandes produtores de vinho do país.

Com uma identidade desenhada para a exaltação de toda a excelência do produto, as marcas próprias concorrem nas garrafeiras pela preferência dos consumidores, apostando na comunicação de uma imagem de prestígio. Vinhos que se põem também à prova nos mercados internacionais, sendo que esta, é uma das vantagens que a Distribuição traz ao futuro do setor e que tem despertado os sentidos dos produtores. Apesar de não revelarem valores, as marcas próprias nos vinhos estão a conquistar terreno e algumas já representam entre 5 a 10% do volume de negócios das grandes adegas.

Este sábado, às 14h30, e domingo, às 10h30 e 16h30, na SIC Notícias.

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Jornalista: Maria José Martins; Imagem: Luís Magalhães; Edição: Arnaldo Guedes

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