Voluntários EDP limpam florestas

1 de Outubro de 2012 em Sem categoria

Voluntários EDP limpam florestas

A EDP, através da Fundação EDP, promoveu, este sábado, o “Parte de Nós”, uma ação de responsabilidade social, cujo principal desafio era ajudar as florestas portuguesas. Envolvendo colaboradores e parceiros da empresa, o objetivo era chamar a atenção para a importância da proteção da sua biodiversidade.

A remoção de plantas invasoras, espécies exóticas introduzidas pelo Homem que têm a capacidade de ocupar o território de forma excessiva, foi uma das principais atividades que os participantes realizaram ao longo do dia. Mas existiram também muitos desafios dirigidos a crianças, filhos de colaboradores, de forma a aprenderem mais sobre a preservação da natureza e como contribuir para uma floresta saudável, sensibilizando-os desde cedo para os cuidados básicos com o meio ambiente, como fez Jorge Duarte, um colaborador da EDP [1] que levou consigo os três filhos.

O projeto mobilizou centenas de pessoas em seis zonas florestais do país, situadas em áreas classificadas com o Estatuto de Proteção Ambiental: Parque Nacional da Peneda-Gerês, Serra da Estrela, Serra da Lousã, Serra de Sintra, Comporta e Monte Gordo. O Imagens de Marca marcou presença na Serra de Sintra, onde falou com António Mexia, Presidente da EDP, sobre a iniciativa.

O “Parte de Nós” levou esta causa além-fronteiras. Espanha, Brasil, Roménia, Polónia, França, Reino Unido, Itália e EUA, países onde a EDP está presente, também fizeram parte deste projeto. Centenas de voluntários realizaram atividades definidas de acordo com a realidade de cada região, desde a limpeza de praias no Brasil, levantamento de biodiversidade, eliminação de espécies invasoras e plantação de árvores, até à limpeza de zonas húmidas em Espanha.

A par desta iniciativa, a EDP lançou também a campanha “Cortar o mal pela raiz”, um projeto online em que qualquer pessoa, através do seu smartphone ou tablet, pode identificar e georreferenciar as espécies invasoras, ajudando assim a localizar as zonas florestais onde é mais importante intervir, como nos explicou Sérgio Figueiredo, Presidente Executivo da Fundação EDP [2].

Construir uma mudança de comportamentos sociais, participando de forma ativa e preventiva foi o que fizeram os quase 2000 voluntários que marcaram presença nesta iniciativa, na qual a Fundação EDP investiu 200 mil euros.

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/sem-categoria/voluntarios-edp-limpam-florestas/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.