Adegga.com potencia mercado vinícola Adegga.com potencia mercado vinícola Adegga.com potencia mercado vinícola Adegga.com potencia mercado vinícola Adegga.com potencia mercado vinícola Adegga.com potencia mercado vinícola

24 de outubro de 2012

Adegga.com potencia mercado vinícola

É uma rede social. Não, não é uma espécie de Facebook, nem de Twitter. É o adegga.com . E tal como o nome indica, neste espaço online, que se afirma pioneiro, os utilizadores partilham sugestões, compram, e comentam experiências à volta do vinho, a partir, por exemplo, do sofá lá de casa ou de uma esplanada.

Mas porquê criar uma rede social com estas caraterísticas? “As pessoas que gostam de vinho são normalmente apaixonadas por este produto. Essa foi a motivação inicial para começar um projeto que liga as pessoas, que gostam de vinho, aos produtores que o produzem”, explica, em entrevista ao site do Imagens de Marca, André Ribeirinho, mentor do adegga.com e um dos fundadores, a par de André Cid e Emídio Santos.

Na prática, o adegga.com ajuda na escolha e na divulgação do vinho. “Com base na opinião dos wine lovers que usam o site é possível receber recomendações de novos vinhos”, acrescenta André Ribeirinho.”

Ao todo, no adegga.com estão registados mais de 300 produtores, sendo que um terço são nacionais e os restantes espalham-se pelo mundo, com destaque para os Estados-Unidos, Espanha, França e Itália.

Outra das diferenças entre esta e outra qualquer rede social é que a adegga.com organiza eventos, anualmente, que permitem a proximidade entre os utilizadores. Nos Adegga Wine Markets é possível comprar e provar os mais variados vinhos, disponíveis também no site. “Através da atualização dos seus dados, é possível aos produtores interagir com os consumidores de vinho e inscreverem-se para os nossos eventos”, adianta o fundador do projeto.

Este portal já conta seis anos de atividade. Segundo a empresa, o adegga.com é visitado por mais de 75 mil pessoas, todos os meses, e conta com mais de 50 mil opiniões sobre mais de 35 mil vinhos e 5 mil produtores de 40 países, o que potencia e dinamiza o mercado vinícola nacional. “O adegga.com é um projeto internacional, mas baseado em Portugal. A origem do projeto é, naturalmente, um fator de promoção de Portugal como país produtor e consumidor de vinho. Depois, através do guia de vinhos online e dos eventos que organiza, o Adegga torna mais atrativo o consumo de vinho (sempre com recomendação de moderação). Em 2013 iremos fazer quatro Adegga Wine Markets pela Europa e levaremos alguns produtores portugueses connosco contribuindo para a sua visibilidade”. Antes, por cá, no dia 1 de dezembro, abrem-se as portas de mais um destes mercados, em local ainda a definir.

O adegga.com nasceu de capitais próprios e envolveu um investimento inicial de 25 mil euros. O projeto comunica através das redes sociais e de meios tradicionais, “de forma a conseguirmos chegar a um público mais alargado.”

A internacionalização dos eventos é aposta forte dos fundadores para os próximos anos.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
7 votos
Loading ... Loading ...
Elisabete Pato

Comentários (2)

  1. Muito bom !

    por: Fernando Santos,
  2. Muito bom !

    por: Fernando Santos,

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.