Wearable technology…

2 de Outubro de 2014 em Opinião

Wearable technology…

…hoje uma moda inconsequente, amanhã uma indústria de biliões.

A história mostra-nos que há conceitos que nascem antes do seu tempo. Ideias que em si são extremamente atraentes mas que quando são materializadas pela primeira vez em produtos, estes não correspondem. E não correspondem porque ou a tecnologia não está suficientemente madura para cumprir a promessa que o conceito encerra, ou porque alguém não se lembrou ainda da forma mais adequada de materializar o conceito. Esta foi, por exemplo, a história do smartphone. Inicialmente lançado sob o nome de PDA, nunca vingou como produto de massas até Steve Jobs reinventar a forma de associar comunicações com capacidade de processamento.

Quando assisto aos actuais lançamentos dos equipamentos de wearable technology (WT), como foi o recente caso do iWatch, lembro-me sempre dos PDAs. Porque para a promessa que a WT encerra, o iWatch sabe tão a pouco.

E na verdade, começam hoje a dar os primeiros passos alguns caminhos para a WT que esses sim, demonstram uma dimensão que dá vida e significado às WT, que as transformam numa verdadeira nova categoria.

A Fast company [1] lançou esta semana um conjunto de artigos dedicados a este tema, após ter investigado algumas das mais promissoras empresas que estão a trabalhar para revolucionar as WT.

Uma das mais interessantes abordagens é feita pela Argodesign [2] que trata as WT enquanto physical inhancers. E para isso mostra 4 produtos que prototiparam:

1. KINESEOWEAR

KINESEOWEAR [3]

Baseado no conceito de kinesio tape [4] (uma banda que levanta microscopicamente a pele, melhorando a circulação e retirando pressão dos centros nervosos), trata-se de um musculo artificial que permite dar maior estrutura e suporte a todos os movimentos que envolvam a nossa coluna, bem como enviar informação para o nosso corpo que o ajude a lidar melhor com determinado tipo de situações.

2. OUIJIBAND

OUIJIBAND [5]

Uma pulseira que funciona segundo o princípio do contrapeso para dar maior sensibilidade e controlo a micromovimentos, permitindo assim maior estabilidade de movimento em tarefas que exijam máxima precisão, como desenho ou cirurgia.

3. SNAPCHAT IRL

SNAPCHAT_IRL [6]

Uma tecnologia perfeita para evitar futuros embaraços, que reage a flashes permitindo assim que nunca a nossa cara apareça em fotos indesejadas….

4. LALALA

LALALA [7]

Muito mais do que um receptor bluetooth para o telemóvel, este é um aparelho que permite aumentar a nossa capacidade auditiva, ao tornar os sons mais cristalinos bem como permitir que a nossa capacidade auditiva se torne mais selectiva e direccionável.

Foto principal – Argodesign, Fastcompany

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/wearable-technology-hoje-uma-moda-inconsequente-amanha-uma-industria-de-bilioes/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.