“Walk the Talk is back”

21 de abril de 2014

“Walk the Talk is back”

Miguel Caeiro, fundador The Street Brasil

Com fortes exemplos de Warren Buffett e Papa Francisco

Atravessando modas efémeras, fenómenos de curta duração e olhando mais à frente, grandes Líderes têm repetidamente demonstrado que existe um caminho de consistência e sucesso. Das áreas da gestão empresarial até à fé, os verdadeiros líderes sabem que é pelo força e simbolismo do exemplo que se transformam organizações e se movem multidões.

A força do exemplo é muitas vezes esquecida pelos líderes, escondidos nos seus quartéis (leia-se luxuosos gabinetes) de onde emanam lindos discursos, por vezes em forma de powerpoint, esperando que os seus leais súbditos acreditem na palavra de quem pouco conhecem e acima de tudo de quem muitas vezes emite sinais contraditórios ao discurso.

donttalk_justactComo se pode ter um discurso de crise ou iniciar um processo de despedimento se chega na empresa num carro topo de gama, ou se em simultâneo decide renovar a frota da Direção? Como é credível motivar força de vendas e ultrapassar objetivos se na vida privada consome produtos da concorrência? Como se pode exigir responsabilização se o topo da empresa recebe bónus independente de atingir os resultados? Como ter o respeito e reconhecimento dos funcionários se nem o nome daqueles que interagem diariamente são conhecidos?

No ano de 2014, qualquer pessoa anónima é um repórter no ativo, trabalhando para a grande corporação de mídia chamada Redes Sociais SA (seja na versão Facebook, Twitter, Instagram ou qualquer outra), pelo que um líder não consegue mais resumir sua atuação no horário comercial 9h/17h ou quando os flashes estão ligados, hoje vivemos num mundo 24/7 em que todos os gestos, atitudes e comportamentos são magnificados pela lente de qualquer um que observe, fotografe, filme, relate e partilhe, criando fenómenos vulgarmente chamados de virais.

O domínio com maestria deste novo mundo é aliás um novo toque de Midas dos dois exemplos que escolhi para ilustrar este tópico: Warren Buffett e Papa Francisco.

Warren Buffett tem uma longa vida de exemplo de simplicidade, humildade e consistência num percurso daquele que é repetidamente o homem mais rico do mundo. Não é por acaso que a convenção anual de acionistas da sua empresa é um dos eventos mais concorridos dos EUA, comparável a uma final esportiva ou concerto musical. A excelente biografia “Snow Ball” revela detalhes e episódios que espantam qualquer gestor comum pela dose de humildade, simplicidade e força da mensagem. O pequeno e simples escritório de Omaha de onde gere o seu mundo empresarial é o exemplo vivo da sua simplicidade, bem como o orgulho com que descreve o seu inicio de carreira a distribuir jornais pela sua cidade, amealhando os seus primeiros dólares.

Já o Papa Francisco conseguiu em menos de um ano algo que seria inimaginável mesmo para os católicos (onde para assumir visão parcial me incluo), iniciar a agilização e transformação de uma organização secular, engessada e com o peso da história, através da utilização sábia e focada da mídia moderna enquanto lente amplificadora da sua mensagem. A sua mensagem já não nos chega só pela interpretação dominical do Padre de cada Paróquia.

sorriso_papa_francisco A sua mensagem chega e toca a todos, Católicos e não Católicos, através das noticias dos seus pequenos grandes gestos, do seu exemplo de simplicidade, humildade, das suas atitudes inusitadas e inesperadas, pela espontaneidade do seu comportamento, e pela força incrível do seu sorriso. A força dos seus pequenos grandes exemplos criaram um novo orgulho de pertencer, uma nova força evangelizadora que se multiplica a cada dia e que traz Jesus para o quotidiano das pessoas, saindo das Igrejas e entrando nos empregos, nas casas, nos relacionamentos, cativando as novas gerações. Nas celebrações desta Páscoa o Papa exortou o clero de Roma, e também todos os Padres da Igreja, a serem alegres. A força desta mensagem circulou por todo o mundo em menos de 3 horas, alterando comportamentos e trazendo uma nova alegria para as cerimónias em milhares de Igrejas.

Já Benjamin Franklin dizia: “well done is better than well said”.

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