Think the market!

24 de setembro de 2015

Think the market!

Rafael Cerveira Pinto, Squadra – Managing Partner

Há quanto tempo não faz uma reunião alargada com os seus stakeolders, de reflexão comercial sobre o seu negócio, de balanço e análise de oportunidades?

Se conseguir fazer um trabalho de preparação e planeamento futuro, vai conseguir ganhar uma nova perspetiva sobre a forma como a sua estratégia comercial deve ser desenhada e estruturada.

Pensar o mercado, ou seja, pensar a forma como a empresa se estrutura  para chegar ao mercado. Esta abordagem é válida para todos os setores e mercados. No entanto, deve estar 100% alinhada com o posicionamento pretendido para cada marca/empresa, bem como com o target de clientes que se pretende atingir.

Defendo que o mais importante é existir um claro alinhamento entre todas estas competências de forma a ser possível desenhar um plano e depois executá-lo com muita disciplina e persistência. É uma das alavancas mais importantes para melhorar os resultados dos negócios. Na sua essência, é a forma como a empresa se ​​alinha à evolução das necessidades de seus clientes – é o interface através do qual a empresa vende e serve a sua base e interage com novos/potenciais Clientes.

Esta reflexão envolve o maior número de questões estratégicas que uma empresa pode fazer, como por exemplo:

Quais os mercados a servir?

Qual o nosso target de Clientes?

Quais os canais?

Como é que a nossa oferta se adequa aos canais e mercado?

Qual a nossa proposta de valor para cada segmento de clientes?

Quais as nossas prioridades e calendário de inovação?

Um Plano Go-To-Market deve ser visto como um caminho de médio prazo com objetivos claros, bem como com as estratégias para os atingir.

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Comentários (1)

  1. stakeolders??

    por: Maria Amorim,

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