The dream of innovation!

8 de Março de 2016 em Opinião

The dream of innovation!

Falamos com grandes empresas, com PME´s, com Start-up´s e ainda com um conjunto alargado de empreendedores e percebemos que, salvo raras exceções, a “Inovação” é um tema que está na agenda dos gestores, mas  que paralelamente,  é uma área ainda muito pouco robusta em termos de modelo e processos.

Mais ainda, há um claro “problema cultural” que limita a própria inovação, como por exemplo:

•             Processos de decisão longos

•             Ausência de cultura de risco

•             Acesso limitado a talento empreendedor

•             Falta de paciência, suporte e até de entendimento sobre o papel da inovação a prazo

•             Ausência ou reduzidos incentivos internos à inovação

•             Equipas de inovação partilham o mesmo espaço físico das equipas de gestão.

•             Imposição da lógica de funcionamento de empresa (orçamentos, governo, contratos, compras, processos…)

Assiste-se a uma nova tendência para as empresas procurarem ajuda externa, através de diferentes formatos abertos colaborativos, que no fundo tem como principal propósito serem aceleradores da Inovação.

É claro que a Inovação, desde a incremental à disruptiva, é um tema central na captação dos novos consumidores, na melhoria das propostas de valor e da competitividade das empresas, e é a principal pista de crescimento dos negócios no futuro.

Play by the new rules!

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/the-dream-of-innovation/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.