TESLA ou iTESLA?

6 de abril de 2016

TESLA ou iTESLA?

Miguel Caeiro, Country Manager Brazil & Latam at Lookout Mobile Security

O recente lançamento do MODEL 3 da TESLA mostrou em toda a sua potência a força, o alcance e a diferença das novas ferramentas de Marketing, sem gastar um dólar.

Com mais de 1,4 Milhões de seguidores no Facebook, 1Milhão no Twitter e 600 mil no Instagram, a TESLA se transformou num fenómeno tão poderoso que conseguiu efectuar o mais recente lançamento do seu MODEL 3 com tanta potência quanto os melhores lançamentos da Apple nos tempos de Steve Jobs, provocando filas em todas as suas concessionárias pelo mundo todo, com pré-vendas na Internet de 150 mil unidades nas 24 horas anteriores a mostrar o modelo. Ou seja, mais de 150 mil pessoas se comprometeram a pagar mais de 35.000 dólares por um carro que ainda não viram nem sabem nada e que irão receber a partir de novembro de 2017 !!!!! É isso mesmo !!!!

A TESLA MOTORS não tem agência publicidade, não tem CMO, não tem Diretor de Marketing, e isso não é um problema…

Uma estratégia consistente, bem preparada e focada de aposta nos meios digitais e de relacionamento com a Media (não só de Auto mas também de Tecnologia e de Social Life) têm permitido criar uma Brand Awareness inacreditável para quem ainda não gastou um dólar em publicidade.

A própria discussão em torno do tema Electric Cars per se já gera discussões e polémicas suficientes para alimentar esta viralidade.

Mas o grau de inovação, surpresa e foco obsessivo no consumer experience garantem não só uma viralidade positiva, como estão a provocar ondas de revolução em toda a Indústria Automóvel, como se pode observar já nos interiores dos recém relançados Volvo XC90 ou BMW X5. A indústria automóvel não voltará a ser a mesma, tal como os telefones nunca mais foram os mesmo depois do iPhone.

Não consigo evitar fazer o paralelo com o modo como os iPhones entraram na nossa vida, primeiro estranhando, mas logo entranhando (que nem a Coca Cola) de uma forma testemunhal e viral que se tornou imparável, logo um símbolo de status, logo um must have, logo a nossa vida….

A força, credibilidade e viralidade de uma estratégia de testemunhos reais, quando o produto efetivamente surpreende e causa, genuinamente o UAU effect é o instrumento mais poderoso de marketing.

Congratulations Mr Elon Musk, you did it again…

“Failure is an option here. If things are not failing, you are not innovating enough.” – Elon Musk

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.