“Single-point responsibility” – a nova era dos profissionais de marketing

11 de Julho de 2014 em Opinião

“Single-point responsibility” – a nova era dos profissionais de marketing

O fim do marketing como hoje o conhecemos foi oficialmente apresentado este mês na maior empresa do mundo de produtos de grande consumo, a Procter & Gamble.

Bem, pelo menos o título. A partir de agora, centenas de diretores de marketing do maior investidor de publicidade do mundo vão-se tornar oficialmente em “diretores de marca”.

A medida faz parte do re-design organização que a P&G anunciou; a organização de marketing torna-se agora em “Gestão da Marca”, com um único ponto de responsabilidade para as estratégias, planos e resultados.

A eliminação de marketing a partir do título e da organização não significa realmente que o marketing é uma coisa do passado.

“Gestão da Marca” na P&G agora engloba quatro funções – incluindo, é claro, a gestão da marca (anteriormente conhecido como marketing), o conhecimento (pesquisa de mercado), comunicação (conhecido como relações públicas ou relações externas) e design (identidade visual da marca).

Esta alteração vai ajudar a unificar os recursos na construção de marca, a tomar decisões mais rápidas e a simplificar as estruturas para libertar tempo para uma melhor execução.

Trata-se em parte de um regresso ao passado na medida em que sentiram necessidade ( e bem) de unificar as responsabilidades de marketing num único “maestro”,  agora como um novo nome de “Diretor de Marca”.

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