“Single-point responsibility” – a nova era dos profissionais de marketing

11 de julho de 2014

“Single-point responsibility” – a nova era dos profissionais de marketing

Rafael Cerveira Pinto - Squadra

O fim do marketing como hoje o conhecemos foi oficialmente apresentado este mês na maior empresa do mundo de produtos de grande consumo, a Procter & Gamble.

Bem, pelo menos o título. A partir de agora, centenas de diretores de marketing do maior investidor de publicidade do mundo vão-se tornar oficialmente em “diretores de marca”.

A medida faz parte do re-design organização que a P&G anunciou; a organização de marketing torna-se agora em “Gestão da Marca”, com um único ponto de responsabilidade para as estratégias, planos e resultados.

A eliminação de marketing a partir do título e da organização não significa realmente que o marketing é uma coisa do passado.

“Gestão da Marca” na P&G agora engloba quatro funções – incluindo, é claro, a gestão da marca (anteriormente conhecido como marketing), o conhecimento (pesquisa de mercado), comunicação (conhecido como relações públicas ou relações externas) e design (identidade visual da marca).

Esta alteração vai ajudar a unificar os recursos na construção de marca, a tomar decisões mais rápidas e a simplificar as estruturas para libertar tempo para uma melhor execução.

Trata-se em parte de um regresso ao passado na medida em que sentiram necessidade ( e bem) de unificar as responsabilidades de marketing num único “maestro”,  agora como um novo nome de “Diretor de Marca”.

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Comentários (1)

  1. Oh por favor, Marketing é exactamente tudo isso (e mais ainda!)…se sentiram necessidade de ‘redefinir’ o título, só me indica que nunca utilizaram o conceito de ‘marketing’ na sua plenitude, por muito boa ou grande empresa que possam ser! Este tipo de ‘stunts’ organizacionais (ou BS melhor dizendo),para um profissional de marketing, não deveria merecer ser notícia.

    por: JP,

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