Qual o mix de redes sociais mais adequado?

10 de Novembro de 2014 em Opinião

Qual o mix de redes sociais mais adequado?

Perante a diversidade de redes sociais existentes, a questão surge frequentemente é: qual ou quais são as redes sociais mais indicadas para promover minha marca ou negócio?

A resposta é: depende dos objectivos fixados. Isto é, a escolha do mix de redes sociais deverá estar alinhada com os objectivos traçados e com a estratégia de marketing bem como com os objectivos do negócio.

Por exemplo, se o objectivo é aumentar a notoriedade de marca, o Facebook poderá funcionar melhor. Se estivermos a falar de gestão da reputação, então o Twitter pode ser a melhor solução ou se o objectivo é geração de oportunidades de vendas B2B, então a escolha mais acertada poderá ser o LinkedIn.

A escolha não tem que recair sobre uma rede social em concreto, mas sim numa selecção de redes sociais – mix -, tirando partido do que cada rede poderá ter para oferecer.

Para seleccionar o seu “mix” de redes sociais, tenha em consideração as três recomendações que se seguem:

1.Escolha as redes sociais que melhor se adeqúem ao seu público-alvo.

Cada rede social tem as suas próprias particularidades. Antes de optar por ter presença numa rede social particular, é necessário também estar familiarizado sobre o perfil dos utilizadores da rede. Para tal, sugerimos que tente fazer a combinação entre o seu posicionamento de marca, o perfil dos seus clientes-alvo com o perfil dos utilizadores de cada rede. Por exemplo, se a sua empresa é na área da moda e o seu target são mulheres, deverá incluir no seu mix a presença no Pinterest, pois a maioria dos seus utilizadores é do sexo feminino e a rede vive muito de fotografia e do apelo visual.

2. Tire partido do Google Analytics para determinar o alcance do seu conteúdo em várias redes.

Através do Google Analytics pode obter referências sobre o tráfego do seu website oriundo das redes sociais, o que lhe permite perceber o número de visitas que provêm de cada uma das redes. Se clicar em cada uma das redes, pode verificar quais os conteúdos que foram partilhados e que direccionaram tráfego para o seu website. Este exercício faculta importantes pistas sobre onde deverá estar e quais os conteúdos que poderão ter maior interesse para serem partilhados.

3.Faça um inventário dos conteúdos que tem disponíveis na sua organização.

Ter conteúdos interessantes para partilhar é muito importante e determinante para o engagament que procura criar com a sua audiência. Faça o levantamento dos Press Releases, case studies, álbuns de fotografias de produtos e de eventos, artigos, entrevistas. Este exercício sobre o tipo de conteúdo de que dispõe vai dar-lhe algumas pistas para perceber através do tipo de informação que tem, qual o potencial de cada uma para as redes sociais.

É importante salientar que as recomendações não se esgotam nestas três e que a temática é mais complexa. Contudo, este é um primeiro passo importante na definição da sua estratégia. Importante é ter a noção de que a definição do mix de redes sociais implica alinhamento com a estratégia do negócio e os objectivos de comunicação para que toda a estratégia e implementação possa ser integrada.

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