Os Cisnes Negros e as Marcas

30 de março de 2015

Os Cisnes Negros e as Marcas

No seu livro “O Cisne Negro”, Nassim Nicolas Taleb define Cisne Negro como um acontecimento/evento atípico, de enorme impacto, que implica, a posteriori, a procura humana de justificações que o tornem compreensível e previsível no futuro.

Estes acontecimentos impossíveis de prever e para os quais procuramos explicações depois de acontecerem, ocorrem nas mais variadas dimensões da sociedade, não sendo a realidade das marcas uma exceção.

Embora não possamos prever esses acontecimentos, devemos preparar as nossas marcas para resistir ao Cisne Negro e gerir a situação pós evento. Os Cisnes Negros podem ter um efeito altamente devastador nas marcas; como aconteceu com o impacto que o caso da Enron Corporation teve na marca Arthur Andersen (extinguiu a marca) ou recentemente, o caso da queda do avião da Germanwings, cujo impacto na marca ainda não é possível de prever.

Não adianta procurar antever os Cisnes Negros, pois não é possível. Contudo devemos ter a noção que os mesmos podem acontecer e as marcas devem estar preparadas para lhes resistir. Para o efeito, penso que as marcas devem comunicar sempre com verdade, relevância e proximidade junto dos seus stakeholders por forma a granjearem um capital de confiança que permita a gestão da crise pós evento (Cisne Negro). A confiança permite a tolerância a alguma falha, bem como a credibilidade das justificações que se encontram e as medidas que se tomam para evitar repetição do mesmo evento.

Se o fase anterior ao Cisne Negro é uma fase que envolve todas as variáveis da marca e sua gestão; a fase posterior será essencialmente do âmbito das relações públicas, relevando mais uma vez a premissa de que a construção de marca se faz com um trabalho de equipa.

Neste Mundo Complexo que aumenta exponencialmente a possibilidade de surgirem Cisnes Negros, recomendo a leitura do livro de Nassim Nicolas Taleb.

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