Os bons exemplos vêm sempre de cima

18 de setembro de 2015

Os bons exemplos vêm sempre de cima

José Manuel Costa, presidente da GCI

Na semana em que estive de visita aos escritórios de Milão da Edelman, rede internacional da qual a GCI é há 10 anos afiliada, a empresa – a maior empresa independente de PR do mundo – anunciou que vai deixar de trabalhar com clientes que possam ameaçar a sua legitimidade e valores.

Por outras palavras, empresa e indivíduos que neguem as alterações climáticas e grupos que não passam de testas de ferro de organizações ligadas à indústria do carvão, por exemplo, deixarão de ser trabalhados pela Edelman. Ou seja, tudo o que possa estar ligado ao greenwashing – directa ou indirectamente – será banido dos novos negócios da Edelman.

A decisão não foi tomada da noite para o dia. Ela foi debatida durante dois anos, coincidindo com a revisão das operações da empresa, e pretendeu proteger aquilo que a empresa chama de “licença para liderar”.

Antes disto, a Edelman não fechava os olhos à sustentabilidade. A empresa foi uma das primeiras grandes consultoras de PR a adoptar um sistema contabilístico interno de carbono e tem trabalhado, ao longo dos anos, várias campanhas ligadas ao ambiente.

A decisão já foi elogiada por Kert Davies, director do Climate Investigations Centre, Robert Cox, professor de comunicações da Universidade da Carolina do Norte e Chapel Hill, antigo presidente do Sierra Club. Três nomes demasiado importantes para ignorar e que alegam que esta nova estratégia assinala uma mudança na percepção dos combustíveis fósseis perante a opinião pública.

Creio que a decisão da Edelman só pecará, eventualmente, por ser tardia. Mas ela vai de encontro a tudo o que e empresa vem defendendo nos últimos dez anos. É também um aviso às empresas, entidades e organizações que trabalham na indústria energética: elas devem garantir que estão a trabalhar no sentido da transição verde, sob pena de permanecerem no limbo mediático da percepção negativa.

A forma como a Edelman conseguiu pôr os media a elogiarem-na esta semana, depois de tudo o que tem sido dito nos últimos anos sobre alguns dos trabalhos desenvolvidos para os clientes, mostra uma empresa que lidera – de facto – que inova e continua a gerar valor interno e para os seus stakeholders.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
10 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.