21 de maio de 2008

Opiniões que Marcam

Acredito que, se na comunicação publicitária o chamado head line dos anúncios é chave e gancho para a leitura, isso não será menos verdade quando se escreve um artigo, ou se procura o nome para um livro, um filme, um cão ou um Blogue…


Hoje em dia, e isso é algo que se vem agravando, as pessoas são seduzidas e nalguns casos agredidas ou mesmo assediadas por uma verdadeira avalanche de mensagens publicitárias.


 


O Marketing não tem uma tarefa fácil e exige às agências que as suas Marcas, conquistem e cativem o consumidor final. Um consumidor super bem informado, por vezes cínico, que descodifica tudo e mais alguma coisa.


E se hoje caminhamos muitíssimo para um mercado standardizado, onde a “clonização” de produtos alastra, cabe à Marca o papel de erguer bem alto a bandeira da diferença.


Isso pode ser feito assente em valores, como a Provocação fashion da Sisley, o Design da Alfa Romeo, a Inovação Geox, ou, para citar uma marca nacional, a Portugalidade do azeite Gallo.


 


As Marcas, fruto essencialmente do novo environment ditado pelas novas tecnologias, que levaram ao crescente divórcio do consumidor face aos media tradicionais, algo que se previa há muito, sabem que é preciso descobrir e usar novos trunfos.


 


Quando Cristiano Ronaldo, o “puto maravilha”, o 7, (número que não é para qualquer um e que herdou de um “artista de Hollywood”, como dizia e bem Mourinho) rumou para Manchester, adivinhava-se um futuro risonho para o jovem madeirense.


E hoje, apesar do acne juvenil e de uns dentes desalinhados…(dois pontos fracos já ultrapassados), dos assédios de toda a espécie e feitio e das investidas sensacionalistas dos Media, o little boy, soube crescer, aprender a língua e adaptar-se àquele que é considerado o mais duro e competitivo mercado da bola. O que convenhamos, para um Lusitano, não é nada fácil.


A sua cotação não pára de aumentar e o fenómeno, porventura prematuro da sua internacionalização à escala planetária é reconhecido e aplaudido nos 4 cantos do mundo. É o preço de jogar no clube mais rico do Mundo…no país que ama a sério o futebol.


 


O BES / Tranquilidade, a Nike e a Pepe Jeans cedo apostaram neste celebrity endorsement tendo com isso ganho um novo poder de atracção.
A Coca Cola, além de ser uma das Marcas mais bem cotadas do mundo, é esperta e inteligente e há muito que anda de braço, ou melhor “pé dado” com a bola.


Uma das últimas cartadas foi só… a presença de C.R. nas suas latas no maior país do Mundo.


A pioneira, premiada e orgulhosamente portuguesa YDREAMS, numa jogada de mestre, entrou na China e permitiu que milhões de chineses tirassem partido dos dribles e fintas mágicas do C.R. em jogos de telemóvel.


Entrar na China é beneficiar do Milagre de Multiplicação. Mas isso não é para qualquer um.


Viva, o agora em Junho, C.R.17.PO.
Viva o Euro 2008. Viva PORTUGAL!


 

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