19 de maio de 2008

Opiniões que Marcam

Panoramicamente alinhados estavam os cartazes da campanha do Turismo de Portugal. Retratos da Costa Oeste da Europa por Nick Knight. Perplexidade. No fundo uma voz silenciosa aconselhava: tenta perceber!


 


Da tentativa aconselhada foram emergindo questões e dúvidas.


 


Julguei perceber que aquele Portugal descendente tinha a ver com o país que agora se descobre constituir a costa oeste da Europa.




Julguei perceber que o Miguel Câncio Martins, a Joana Vasconcelos, a Carmo Fonseca, o Nelson Évora, a Vanessa Fernandes, o José Mourinho e a Marisa estavam presentes porque eram portugueses e portugueses famosos, reconhecidos em Portugal e no estrangeiro como gente de valor.




Julguei ainda perceber que Portugal  Europe’s West Coast deveria ser elemento fundador de uma campanha internacional promovendo o país junto de populações de outros países.




E aqui começou um penoso rosário de dúvidas, quase inquietações, que provavelmente também ocorrem a quem puser a questão: O que diz este anúncio?




A resposta naturalmente será  o head-line: Retratos da Costa Oeste da Europa por Nick Knight.




Parece seja justo suspeitar de que se  trata-se de uma campanha de promoção dos trabalhos, os retratos, de um fotógrafo famoso.




É normal e corrente pensar-se  que quando se anunciam retratos a figura importante é o fotógrafo, especialmente quando o seu nome aparece conjuntamente mencionado, como autor.




O fotografado será apenas o referente, o objecto da curiosidade do fotógrafo, pretexto para o exercício do seu talento.




Será que o Turismo de Portugal contratou um fotógrafo famoso para dele fazer a estrela da sua campanha no estrangeiro demonstrando que sabe quem é quem no universo da fotografia e tem meios disponíveis para o pagar?




Não é de crer. Seria demasiado provinciano e gesto de novo rico. A autoridade portuguesa do turismo não cairia nessa armadilha.




Será que o fotógrafo exigiu essa condição de estrelato? A história da publicidade desmente tal possibilidade. Os maiores fotógrafos trabalharam para campanhas publicitárias e anonimaram-se porque sabiam que era outra, que não eles a estrela da campanha.




Ensaiemos outra abordagem para tentar compreender.




Se perguntarmos: o que queria dizer este anúncio? surgem outras possibilidades de compreensão.




Portugal  Europe’s West Coast parece ser uma mudança de ponto cardeal. Portugal não mais se quer visto como o sol, o sal, o sul ou a rechinante sardinha.




Portugal é gente de talento, de génio. Gente de qualidade, de referência nas áreas a que se dedica. Gente de fronteira oeste europeia como fronteira foi o Oeste para a América.  Este é um ponto de vista aliciante e curiosamente camoniano.




Mas, a ser verdade, o head-line devia ser GENTE DA COSTA OESTE DA EUROPA e os nomes daqueles que foram escolhidos para significar essa GENTE/PEOPLE deveriam ocupar o lugar e a proeminência do nome do fotógrafo que apenas deveria constar no cheque com que lhe pagaram o trabalho.




Na história da publicidade portuguesa, que nunca foi escrita, este é um dos casos mais interessantes de execução estouvada (por quem?) de um conceito rico de promessas. Grave porque foi o assassinato, por profissionais, de uma boa ideia.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
1 votos
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.