8 de maio de 2008

Opiniões que Marcam

A “Noite dos PUBLIdevoradores” é uma grande festa de publicidade, que se realiza anualmente em 160 cidades de 47 países, a nível mundial. Nesta festa, são exibidos mais de 500 filmes, em dezenas de línguas, tendo junto mais de 300.000 pessoas no total das exibições. A realização deste evento organizado pelo GIEM/ISCTE, pela segunda vez, no próximo dia 17 de Maio, levou-me a reflectir sobre a espantosa capacidade que a publicidade tem para comunicar, sobretudo através da imagem, com públicos de nacionalidades e culturas tão distintas.


 


Num curto espaço de tempo, a publicidade precisa de captar a atenção do receptor – leitores ou telespectadores frequentemente desatentos -  procurando veicular uma mensagem de acordo com os objectivos da organização, que possa fazer a diferença,.


 


Muitas das técnicas de retórica para captar a atenção, facilitar a compreensão, reforçando a credibilidade da marca e a respectiva memorização nos potenciais consumidores são comuns à maioria das culturas.


 


O humor, por exemplo, é muito glosado em Portugal, desde o aparecimento de Pedro Tochas – em anúncios que conseguiram levar os portugueses a alterar os momentos de consumo de água gaseificada -  até às mais recentes campanhas dos Gato Fedorento para a PT, passando pelo despertar da emoção e sentimentos como a nostalgia, a ternura ou o amor, ou mesmo sentimentos negativos como a avareza ou a gula.


 


Cada vez mais comuns são, também, a utilização de celebridades do mundo do espectáculo ou do desporto, autênticos líderes de opinião, de que são um bom exemplo as campanhas da Pepsi ou da Nike.


 


Em alguns casos, o marketing social tem utiizado o choque e o alarmismo como, por exemplo, nas campanhas da Prevenção Rodoviária, na luta anti-tabágica ou na prevenção de doenças como o cancro da mama.


 


Para estimular a memorização utilizam-se, frequentemente, os temas musicais e a utilização de situações inesperadas. Estas figuras de estilo, largamente utilizadas na publicidade de vários países, constituem, apesar das diferenças cuturais e de legislações distintas, um código comum que os receptores – cada vez mais globais – conseguem decifrar e apreciar.


 


Elaboradas por centenas de criativos de dezenas de países, as campanhas publicitárias que teremos oportunidade de disfrutar na “Noite dos Publidevoradores”, no próximo dia 17  de Maio, serão, sem qualquer dúvida, do melhor que esta linguagem comum nos pode oferecer.


 


Uma oportunidade de comunicação a não perder por todos os que se interessam por publicidade.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasPor Pedro Dionísio, Professor de Marketing da ISCTE Business School

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