7 de maio de 2008

Opiniões que Marcam

“ O comboio sai da estação. Afastamo-nos do Douro e entramos na garganta pedregosa e alcantilada do afluente” (in guia de Portugal, Ed. da F. Calouste Gulbenkian Vol.1)


 


 


Sou daqueles que acham que este País está a ficar feio, foleiro, descaracterizado e que os obreiros de tal façanha têm um nome: POLITICOS ou se preferirem AUTARCAS.


 


Passear de carro, é hoje um circuito deprimente e de mau gosto na maioria das nossas estradas, rodeadas de maisons de todo o estilo e feitio, saturadas de rotundas mal paridas e peanhas que sustentam obras de arte inqualificáveis.


Acho mesmo que anda tudo tonto e a culpa é… das Rotundas.


 


Como é possível, numa altura em que muito se discute a Marca PORTUGAL, e se reconhece como estratégico o Turismo, estar a ser equacionado por 5 autarcas (lá estão eles outra vez…) sacrificar a velhinha e única linha do TUA a troco duma nova barragem, impulsionadora de um novo “progresso” para a região? 


 


A linha do TUA é uma verdadeira USP, num Turismo cada vez mais formatado e organizado em pacotes, e PORTUGAL bem precisa de se diferenciar. Acredito que nestes tempos, em que vivemos no REDLINE, o segredo passa muito em saber preservar e conservar aquilo que é inimitável.


 


EDP, CP, AUTARCAS e outros interessados querem assassinar um produto turístico Mágico, que é só uma das mais emblemáticas e aventureiras (sim porque o factor Perigo resolve-se hoje com facilidade) travessias de comboio do mundo e que mereceu reportagem da BBC em 1995.


 


A linha do Tua, até Mirandela, são 55 kms, que se vivem em “slowmotion” a 37 kms/h, e põem à prova os nossos sentidos, com paisagens de cortar a respiração, rudes e agrestes, com casinhas lindas e cheias de charme a que se chama estações, com túneis que nos aguçam a curiosidade e acima de tudo com emoções e momentos arrepiantes que nos tocam fundo, e que são difíceis de definir em palavras.


 


Quanto vale este produto turístico, que é algo que eu já prometi ir viver um dia em família? Vale aquilo que cada vez mais o consumidor procura quando faz as suas opções: uma Experiência única, que cada um definirá à sua maneira. E essa riqueza genuína que atravessa gerações não pode parar num qualquer apeadeiro porque 5 autarcas acharam que sim…    


 


Felizmente, o You Tube existe e já lá está a petição para salvar aquilo é NOSSO e não de 5 Autarcas… Eu já assinei.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.