29 de abril de 2008

Opiniões que Marcam

São cada vez mais os exemplos de estratégias de marketing que passam pela integração da marca no conteúdo, e o Rock the Palace é um óptimo exemplo da Pisang Ambon. A ideia não é nova, mas a Internet trouxe-lhe novo fôlego pela maior facilidade de contacto directo com o consumidor, e pelo menor custo associado.


O objectivo final é o de criar laços cada vez mais profundos com os consumidores, e a necessidade de diferenciação das marcas, leva a que muitos marketeers já hoje estejam mais predispostos a criar um serviço/conteúdo com valor acrescentado para o seu mercado potencial, do que ser um mero patrocinador de um formato produzido por terceiros. O desafio é enorme, começando pela falta de know-how das equipas de Marketing para criar estes conteúdos, mas a realização de parcerias com empresas conhecedoras da realidade da internet, pode provar-se uma simbiose interessante. E, naturalmente, os benefícios podem ser extraordinários, caso o conteúdo/serviço vingue na internet.


A Pisang Ambon faz essa aposta e lançou a Clipcaster.tv, o primeiro serviço online de vídeo-karaoke. O conceito é simples, qualquer pessoa pode aceder à base de dados de músicas do site, e usando a webcam e o microfone do PC, realizar um videoclip da sua canção favorita. Se terá sucesso, saberemos dentro de alguns meses, mas o potencial em termos de marca é assombroso. Mal comparando seria o mesmo que a Sony tivesse lançado o Youtube há 2 anos atrás, ou a Canon tivesse lançado o Flicker há cerca de 3 anos. Hoje muitas empresas que trabalham no mercado da fotografia já têm o seu próprio site de alojamento e partilha de fotos. Embora tenha sido um comportamento reactivo é sintomático da necessidade das marcas de se aproximarem dos consumidores pela utilidade dos serviços que colocam à sua disposição, criando laços fortes com a comunidade, e indo para além do simples patrocínio do conteúdo.

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