22 de abril de 2008

Opiniões que Marcam

Cultivar uma rede de relacionamentos é um grande capital, diremos mesmo uma mais-valia, uma vez que se multiplicam as possibilidades de informações e conhecimentos. Mais conhecida pela expressão inglesa “networking”, não é o mesmo que contactos. Estes são apenas os conhecidos com os quais não se cultiva qualquer tipo de relação.


 


Pelo contrário, a rede de relacionamentos deve ser construída, tal como uma teia, ao longo de toda a vida. Levada inteiramente a sério começaria nos bancos do ensino secundário e nos estudos universitários, tendo os professores e colegas como primeiros contactos.


 


Não é tarefa fácil, mas apesar disso as aranhas também não se queixam. A construção passa por várias fases: primeiro a rede de contactos que depois evolui para conhecimentos, para mais tarde ser uma verdadeira rede de relacionamentos. Fases facilmente confundíveis mas com exigências diferentes.


 


No contexto empresarial as pessoas que compõem o seu networking podem ser os melhores aliados. No meio competitivo, pleno de profissionais competentes e especializados e de inúmeros currículos é vulgar surgir a questão: conhece alguém com estas ou aquelas competências? Sugere alguém para este lugar? O que faz toda a diferença no momento da contratação é a recomendação proveniente da rede de relacionamentos.


 


Trabalhar o networking pressupõe cuidados com a ética, a transparência e a integridade a fim de não ser visto como um processo oportunista ou leviano. Importa partilhar informações e conhecimentos bem como ter objectivos comuns, demonstrando em todos os momentos competência, interesse, simpatia e atenção.


 


Também as empresas de selecção e recrutamento trocam informações e conselhos profissionais e apreciam a rede que se deu ao trabalho de construir considerando-a uma mais-valia. Elas sabem que a empresa se valoriza através da rede dos seus profissionais, usufruindo do seu networking para realizar bons negócios, parcerias vantajosas e captar os melhores talentos.


 


Quanto maior e melhor for a teia que conseguir construir maior a probabilidade de alcançar tudo o que deseja. Esta a regra número quatro para construir a sua marca.

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