Opiniões que Marcam

17 de Abril de 2008 em Opinião

Um olhar, que até nem precisa de ser muito, atento, revela que há hoje um número crescente de empresas que procuram desenvolver abordagens one-to-one do mercado. Veja-se, por exemplo, o que acontece no sector automóvel, onde a crescente personalização dos modelos se traduz por listas cada vez mais completas de opções à disposição dos potenciais compradores. Marcas como a BMW, Mercedes e Smart seguem esta estratégia, possibilitando que os clientes encomendem um automóvel à sua medida.


 


O mesmo tipo de abordagem começa a despontar em áreas tão diversas como a informática, o mobiliário, o calçado, as confecções, a TV interactiva ou os brinquedos. A título de exemplo, veja-se apenas o que fazem empresas como a Dell, a Mattel, a Nike ou as portuguesas Cerne e Mystic Shirt.


 


Isto significa que o marketing está a entrar na sua 3ª vaga.


 


A primeira corresponde ao marketing de massas. Quando Henry Ford proferiu a célebre frase “os meus clientes podem escolher um Ford T de qualquer cor desde que seja preto” ele estava a dizer que adoptava uma abordagem massificada orientada para a produção – que, aliás, era adequada atendendo às características do mercado e à tecnologia disponível na altura.


 


A 2ª vaga corresponde ao marketing segmentado. Quando se afirma que as empresas devem assumir um posicionamento adequado no mercado, quer-se com isto dizer que devem ter uma actuação baseada num conjunto de características que permitam que a sua oferta ocupe uma posição distintiva junto dos segmentos-alvo.


 


O que acontece é que o marketing, depois de ter sido de massas e segmentado, está agora a entrar na sua 3ª vaga: a da individualização. É óbvio que a maior customização tem implicações profundas a nível estratégico uma vez que o marketing individualizado ou one-to-one é necessariamente relacional.


 


Ora gerir relacionamentos é muito mais difícil do que gerir recursos ou mesmo processos. Os desafios são muito maiores, mas as oportunidades crescem exponencialmente!

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