21 de janeiro de 2008

Opiniões que Marcam

«Bricks or Clicks» era a forma como no final da década de 90 se colocava o novo mundo da web aos gestores de então. Muito rapidamente se apresentou a internet como um veículo que permitia tudo o que estivesse ao alcance da imaginação: o lançamento de novos negócios por via de «start-ups» digitais, a substituição do negócio físico por negócio no ciberespaço com elevadas vantagens anunciadas em termos de facilidade na pesquisa no acesso e na redução de custos, a construção de uma marca de forma completamente desmaterializada.

Depois, veio a explosão da «bolha» especulativa dos negócios digitais. Uma espécie de depuração do mercado, que permitiu que as estratégias sobreviventes se consolidassem, crescessem, e ganhassem reputação. Hoje, das marcas mais valiosas a nível mundial, constam marcas que nasceram na web ou que aproveitaram as suas potencialidades para, conhecendo melhor o consumidor, os seus ciber-comportamentos e as suas efectivas necessidades, explorar mais as suas capacidades de fazer negócio (a Google é hoje a marca que surge no número 1 do ranking BrandZTM Top 100 Most Powerful Brands da Millward Brown e Financial Times, e está avaliada em 66.434 Milhões de Dólares). As que fizeram, ganharam reputação, expõem-se a um escrutínio «on-line» do consumidor. É o poder do consumidor: a comparar ofertas, preços e serviços, a comentar, a criticar. O cliente tornou-se um produtor de conteúdos, directamente influenciador e formador de opiniões à escala global. São disso exemplos as comunidades constituídas a partir dos blogues, dos fóruns e das facilidades que ferramentas como o MS MessengerTM permitem de partilha de informação e de opiniões (um bom exemplo são as comunidades de utilizadores MacTM que, de forma espontânea, se organizam na partilha de experiências na utilização de produtos e serviços da marca de Steve Jobs).

Para o bem e para o mal. Ganha quem se torna mais eficaz, mais transparente, mais justo, mais amigo do cliente. É a reputação «on-line». Nunca as marcas estiveram tão expostas. Nunca o Imagens de Marca esteve tão exposto. Bem-vindos ao mundo do poder da interactividade. Parabéns e votos de excelentes experiências com os vossos ciber-espectadores.

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Por Pedro Alves, Director Marketing Montepio

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