6 de fevereiro de 2008

Opiniões que Marcam

Quando há 2 anos, mais coisa menos coisa, vivi o episódio que hoje partilho convosco estava longe de imaginar a sua dimensão. Aquilo que para mim era uma experiência de um momento transformou-se depois numa nova fase do Imagens de Marca.


 


 


O episódio conta-se rápido: fui em passeio à Nazaré e como boa turista dei por mim a visitar o Sítio, local onde já não ia seguramente há mais de 10 anos. Encontrei centenas e centenas de turistas (era dia forte pelos vistos!…), alemães, espanhóis, franceses, orientais, enfim algumas nacionalidades que me levaram a perceber que o meu país estava a ser “transportado” para os 4 cantos do mundo! A surpresa surgiu aqui… como estava o meu país a ser levado para todos aqueles locais? Que imagem ia “viajar” nas mãos de cada um daqueles turistas que rodeavam os quiosques de recordações made in Portugal? A resposta era a que eu não queria ver… A imagem do meu país, representada nas tradicionais Bonecas da Nazaré expostas em caixas de plástico de escorrer o peixe com um papel a dizer 5 euros, ia enrolada em papel de jornal ou nas Páginas Amarelas que já não se usam lá em casa, e colocada num saco de plástico que os turistas exibiam na mão! E eram muitos os sacos que dançavam nas mãos de quem dali queria levar uma recordação….


 


 


Confesso que saí da Nazaré com o coração apertado… Aquela marca do meu país não era seguramente a que me orgulhava. Partilhei o momento com a minha equipa, na redacção do programa, e expressei a minha vontade de fazer alguma coisa para mudar o rumo daquela experiência. O tempo fez-me chegar as oportunidades certas para falar em público do assunto e preparar terreno para fazer a diferença ajudando a construir um futuro melhor para o meu país. Não podia deixar de ter a Nazaré como exemplo na estreia deste novo espaço do Imagens de Marca, dedicado às regiões. Se há coisas que gosto é de apontar o dedo com as soluções possíveis para melhorar. É esse o meu objectivo e o objectivo da minha equipa para este projecto. Iremos de norte a sul de Portugal, passando pelas ilhas, à procura do que de melhor existe no país para partilhar com o mundo. Mas também queremos despertar consciências e apontar o que está menos bem. Se um dia olhar para traz e perceber que as bonecas já não “viajam” em sacos de plástico vou sentir que ajudei a construir um país melhor. É isso que o Imagens de Marca quer ajudar a fazer…

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelasPor Cristina Amaro, Coordenadora Imagens de Marca

">
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.