Oh, such a perfect day…

25 de julho de 2014

Oh, such a perfect day…

Miguel Rangel, Director-Geral NUTRE Ind. Alimentares

A mais recente campanha do BPI tem tanto de óbvio como de premonitório.

Do lado da evidência surge o voltar de página na sua história que o Banco não quis deixar de marcar, depois de concluído o pagamento da ajuda financeira recebida do Estado. A analogia entre a tempestade, a árvore que protege a família e o sol radiante depois das nuvens passarem, poderiam descrever a tormenta pelo que o Banco e as famílias passaram nos últimos anos e o clima de bonança que hoje se sente e que nos faz seguir com confiança rumo ao futuro. As paisagens belas e quase edílicas, a música de Lou Reed que soa bem em qualquer versão, e a família tipificada do casal e duas crianças facilmente transmitem para o espectador uma linguagem com a qual este se identifica e revê.

Do lado da premonição, não será despropositado o movimento estratégico que o Banco e a marca pretendem dar num momento em que parece que tudo se realinha na Banca Portuguesa, qual baralho de cartas antes da preparação para um novo jogo…

Há bancos internacionais que anunciam a saída do nosso país; há bancos que há pouco tempo deixaram de existir ao mesmo tempo que outros existem há pouco tempo; outros há que se refazem e reconstroem de períodos conturbados; há  ainda outros que se iniciam nessas tormentas porém com um misto de mérito e sorte, o BPI que cedo assumiu frontalmente os seus problemas para cedo também os tratar de resolver, parece querer demonstrar com esta campanha que pode ocupar os espaços que outros vão libertando e afirmar-se como uma nova referência na Banca Nacional.

Estas campanhas não surgem de um momento para o outro; têm algumas semanas/meses de preparação pelo que acredito que quando foi pensada não se antecipava o contexto com o qual a campanha está a conviver e que ainda mais reforça a estratégia de “descolar do pelotão” e destacar-se num novo alinhamento de poder e capacidade das marcas de bancos em Portugal.

Depois de ter sido distinguida como marca de Confiança, a marca BPI constrói-se, reforça-se e tenta diferenciar-se por isso para a marca estes estão a ser “… such a perfect days…”

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