O poder das histórias

1 de fevereiro de 2016

O poder das histórias

Ana Rita Ramos, Diretora Geral Have a Nice Day

Acredito, sempre acreditei, que uma boa história, quando bem contada, pode mudar uma vida. Talvez por isso tenha abraçado desde o primeiro minuto o desafio de integrar o projeto I’M a Brand, que estreou este fim de semana no Imagens de Marca, programa da SIC Notícias há 12 anos: uma grande entrevista que revelará a história de grandes marcas presentes em Portugal, acompanhada pela edição de um livro sobre essas marcas.

É aí que eu entro – eu e a Have a Nice Day, empresa especializadas na produção de conteúdos, com o desígnio de contar histórias únicas e irrepetíveis, como um romance fabuloso que só aquele escritor poderia escrever. O que queremos é fazer uma coleção de livros sobre marcas, que as pessoas desejem ler, conhecer e partilhar.

Vivemos num mundo de marcas. Marcas que procuram individualizar-se, demarcar-se da multidão, cativar o consumidor. Um intrincado de histórias, gentes e recursos, um caleidoscópio de aspirações e vontades, avanços e recuos, movidos pela empenho de chegar mais longe, fazer sempre mais e melhor.

As marcas que nos marcam têm gente dentro e um percurso que deve ser contado e preservado. Uma caminhada aos ombros de gigantes que permite ver mais além e que importa recordar.

Num país aparentemente apático e desmotivado, precisamos de rearrumar os nossos armários interiores. O projeto I’M a Brand pretende, em contracorrente, trazer uma luzinha de esperança ao mercado. Queremos contar e recordar a história – e as histórias – das grandes marcas em Portugal, marcas com alma, que não só ocupam um lugar especial no coração dos consumidores como no coração de quem, todos os dias, as constrói, esculpe e afina, tal como um artista aperfeiçoa a sua obra.

Com produção jornalística rigorosa, recolha de factos, testemunhos na primeira pessoa e resgate de memórias pessoais e coletivas, os nossos livros têm um cunho realmente emotivo. Recordamos os primeiros passos da marca, momentos determinantes, prémios e distinções, desafios e conquistas. Mas também damos voz às pessoas que lhe dão vida. Depoimentos na primeira pessoa, onde a razão se alia à emoção.

Fazer este projeto não se revelará trabalho fácil. Mas será fascinante. A cada mês, a nossa equipa mergulhará a fundo nas entrevistas, viajaremos para descobrir uma grande história, passaremos dias a vasculhar a Internet, em busca de imagens ou de informações. Falaremos com uma multidão de pessoas interessantes, controlaremos um mundo de referências e fontes, gastaremos horas em discussões sobre uma frase, um título, uma secção do livro. Andaremos quilómetros em busca de uma história. E então, à custa de noites mal dormidas e poucos dias de folga, editaremos um livro. Todos os meses será esta batalha. Todo os meses o nosso objetivo será o mesmo: fazer um produto editorial que surpreenda e emocione, e que traga uma visão positiva das marcas que nos rodeiam.

Como jornalistas, editores, fotógrafos, designers, o que fazemos é ouvir as pessoas. E frequentemente elas usam uma frase ou uma construção de linguagem que soa como o título de um livro à espera de ser escrito. Umas vezes elas sabem disso, outras não. Essa é a nossa função. Felizmente, quantos mais mistérios revelamos mais mistérios descobrimos. Com a certeza de que há dezenas de marcas cujas histórias merecem ser imortalizadas e partilhadas.

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