O poder da tecnologia

19 de Outubro de 2017 em Opinião,Opinião

O poder da tecnologia

Pelo segundo ano consecutivo Portugal vai receber, em novembro, o Web Summit, um dos maiores e mais relevantes eventos da Tecnologia em todo o mundo. Desde sempre que a tecnologia tem tido um papel relevante nas nossas vidas e na evolução das nossas sociedades e da nossa civilização. Mas a evolução da tecnologia e a sua importância nunca foi tão relevante e impactante a todos os níveis e isso tem a ver com a velocidade exponencial a que tem evoluído.

Mais do que nunca, hoje e no futuro próximo, a tecnologia vai determinar acima de qualquer outro fator, o que vai ser a nossa sociedade em todas as suas vertentes. Com tudo o que isso tem de positivo e de negativo.

Mas essa mudança e importância não é novidade. Novidade, nos dias de hoje, é velocidade a que tudo está mudar. Também na nossa indústria o impacto e velocidade da mudança é evidente: nos indivíduos/ consumidores, no seu comportamento e na sua capacidade de intervenção a todos os níveis, nos produtores de conteúdos, na sua distribuição e relação entre produtores e distribuidores, nas marcas e na forma como se posicionam e interagem com todos os intervenientes do sistema, nas agências e na sua organização, oferta e estruturas.

Estamos agora numa fase de transição na forma de organização e modelo na nossa indústria a todos os níveis e impactando todos os intervenientes, fase essa feita a um ritmo avassalador, correndo atrás da tecnologia e do que ela nos oferece. Durante décadas, e apesar da evolução tecnológica, a nossa indústria não mudou estruturalmente; evoluiu, tornou-se mais complexa, mas a organização e o modelo e relação entre os intervenientes manteve-se na sua essência. Hoje sabemos que estamos a mudar e que essa mudança vai ser complexa, alterando estruturas, relações, formas de operar, novos e diferentes intervenientes e novos modelos de negócio; com a tecnologia no centro de tudo e a uma velocidade nunca antes vivida.

Tudo isto não deve ser visto como negativo, antes pelo contrário, tem de ser visto como uma grande oportunidade de evolução positiva, de mudança de paradigmas já gastos e esgotados, de novas formas de trabalharmos, de organização dos recursos, e de desenvolvimento do nosso serviço e de todos os que trabalham na nossa indústria. É com as revoluções (e estamos perante uma revolução tecnológica) que as sociedades progridem e dão saltos qualitativos na sua forma de organização e desenvolvimento. É isso que está e vai continuar a acontecer na nossa indústria… e ainda bem!  Sinal de que está viva e dinâmica e a acompanhar a evolução global sentida a todos os níveis. Cabe-nos a todos termos a capacidade de perceber, acompanhar e liderar esta mudança. O Web Summit é uma excelente oportunidade de percebermos e vermos o que se está a passar com a tecnologia, os últimos desenvolvimentos, os negócios que estão a crescer com ela, o tipo de recursos e capacidades humanas que precisamos nas nossas organizações para lidar com este novo mundo. Saibamos aproveitar e desfrutar esta oportunidade de enriquecer o nosso conhecimento.

Alberto Rui Pereira – CEO / IPGMediabrands Portugal

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/o-poder-da-tecnologia-2/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.