O poder da influência
13 de Setembro de 2017 em Opinião,Opinião
Esta semana realiza-se, nos dias 13 e 14 de setembro, em Colónia (Alemanha), um dos encontros mundiais mais importantes na área da economia digital, o DMEXCO (Digital Marketing Exposition & Conference). Sem dúvida o palco principal para ficar a conhecer algumas das tendências de marketing e dos media digitais dos próximos tempos, nomeadamente o poder de influência das plataformas digitais.
Será o poder de influenciar o novo “ouro” da indústria do marketing, uma tendência social sobrestimada ou apenas mais do mesmo? Se recuarmos até aos tempos mais antigos, a verdade é que o poder de influência sempre existiu. O poder dos influenciadores, assente na mão de um núcleo muito restrito, era medido pela audiência alcançada, a reputação construída ao longo dos anos ou a aderência às preocupações e temas mais comuns em cada momento. Este foi o padrão durante anos, décadas, séculos.
E todos vivemos felizes até à chegada da era digital, que veio exacerbar o poder de influência. Este já não era apenas privilégio de poucos, passando a estar ao alcance de qualquer um que ocupasse o espaço vazio deixado pelo declínio da confiança dos consumidores e entendesse os novos códigos das sociedades. Os consumidores começaram a usar e a reunir uma base de seguidores em comunidades interessadas nos seus pontos de vista, na partilha de experiências ou no magnetismo do conteúdo construído.
Muitas marcas quiseram aproveitar este poder em seu proveito, mas há uma série de aspetos que devem ser tidos em consideração. Como podem as marcas tirar proveito de uma vasta lista de possibilidades e trabalhar num modelo que traga vantagens para todas as partes interessadas, marcas, influenciadores e comunidades?
Este é um desafio que implica uma combinação de vários aspetos:
Como esta abordagem, as marcas podem desbloquear o verdadeiro poder dos influenciadores e gerar mais valor.
Pedro Sousa, Head of Digital Operations IPG Mediabrands
URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/o-poder-da-influencia/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.