O Poder da Imagem

20 de Setembro de 2017 em Opinião,Opinião

O Poder da Imagem

A Turismo Centro de Portugal é, em 2017, o Destino Preferido da ECTAA – European Travel Agents’ and Tour Operators’ Associations. Cientes da importância de que todos os associados desta organização (mais de 30 Países emissores e mais de 80.000 Agências de Viagens) conheçam e promovam esta região, bem como, a importância da imagem para esse efeito, em 2016 foi produzido o “Turismo Centro Portugal – Preferred Destination ECTAA 2017”.

O filme, com a duração de 2 minutos e 10 segundos, pretende traduzir a riqueza e a diversidade desta grande região. Nele, um narrador convida os espetadores, de uma forma cativante, a deixarem-se surpreender por uma região diferente, habitada por lendas e mistério… onde há história e património, montanhas, rios e mares… lugares secretos e encantadores… capazes de juntar diferentes gerações… uma região onde o passado e as tradições são recriados diariamente.

E ao som da sua voz, o espetador vai-se deixando envolver pelas imagens e pela música, a um ritmo in crescendo, num conjunto capaz de o transportar, não por um conjunto de imagens, mas por um conjunto de experiências e de vida. No final, uma mensagem: “Eu escolho uma região diferente! Eu escolho o Centro de Portugal!”

Este é a leitura pessoal que fazemos de um filme que tem granjeado prémios atrás de prémios, tanto em Portugal, como no Estrangeiro, nos festivais de filmes de turismo. À data, conta já com cinco prémios internacionais: “Grand Prix – Melhor Filme Português” e 1.º Prémio na categoria “Destinos Turísticos – Regiões”, no Festival ART&TUR (outubro de 2016), em Portugal; Melhor Filme na categoria de “Destinos Turísticos – Países”, no Festival Internacional de Cinema de Turismo de Istambul, Turquia (junho de 2017); “Silver Screen”, no Festival Internacional de Filme e Vídeo dos Estados Unidos, Los Angeles (agosto de 2017); e “Silver Wave”, na categoria “Melhor Filme de Turismo”, no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia, Sérvia (setembro de 2017); e o “Prémio Especial do Diretor do Festival”, no Zagreb Tourfilm Festival Prémio, em Zagreb, na Croácia (setembro 2017).

Graças aos sucessivos prémios ganhos, o filme promocional da Turismo Centro de Portugal ocupa neste momento um lugar de grande destaque no ranking mundial de filmes de turismo do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo: é 4.º classificado, entre 154 concorrentes, apenas atrás de filmes dos Emirados Árabes Unidos, Áustria e Dinamarca. Este ranking do CIFFT é elaborado por pontos, atribuídos pelos prémios conquistados em festivais da especialidade. No final do ano, em dezembro, realizar-se-á uma gala final, em Viena, Áustria, com os filmes mais bem classificados.

Estamos cientes, que este prémio vem reforçar o processo de internacionalização da marca Centro de Portugal. O facto de estar a ser premiado num conjunto de festivais internacionais permite o alargamento para mercados que até aqui não estavam nas prioridades da promoção externa do Centro de Portugal.

Este é um sucesso necessariamente partilhado com toda a equipa da Turismo Centro Portugal, todos os empresários, associações e instituições desta região. Nunca é demais sublinhar que um destino turístico estrutura-se mediante o espírito empreendedor, inovador e diferenciador, dos agentes do setor que, diariamente, nele operam.

Com a promoção turística e, em particular, com a projeção e a notoriedade que a região Centro de Portugal está a alcançar com este filme, pretendemos criar a expetativa e o motivo para que turistas de todo o mundo visitem o nosso destino. Mas, e talvez este seja um dos aspetos mais importantes, que expetativas e realidade estejam perfeitamente alinhados. E esta é a garantia que que todos eles – empresários, municípios, associações, … – nos dão, diariamente, no Centro de Portugal!

Também os dados do INE – Instituto Nacional de Estatística, nos dão a certeza de que a estratégia é sólida, consistente, concertada e tem alcançado resultados notáveis e nunca vistos: os números mais recentes do INE dão conta que, entre julho de 2016 e julho de 2017, as dormidas de turistas estrangeiros no Centro de Portugal cresceram 25,5%, para 319,8 mil. O Centro foi, aliás, a região que mais cresceu neste indicador: quase cinco vezes mais que a média nacional, que foi de 5,4%.

Por tudo isto, e muitos mais, estamos de Parabéns! E o certo é que esta viagem ainda não terminou…

Pedro Manuel Monteiro Machado, Presidente da Entidade Regional Turismo do Centro de Portugal

URL do artigo: http://imagensdemarca.sapo.pt/entrevistas-e-opiniao/opiniao-1/o-poder-da-imagem/
Copyright © 2012 Imagens de Marca. Todos os direitos reservados.