O Mercado Grita Talento

4 de julho de 2016

O Mercado Grita Talento

Miguel Gonçalves, Comandante Executivo Spark Agency

No final de 2012, e após um protótipo chamado So You Think You Can Pitch, a Spark lançou um programa dirigido a universitários chamado Pitch Bootcamp. Naquela altura, o nosso objetivo era desenhar uma experiência que aproximasse as empresas e os jovens e redesenhasse a forma como as oportunidades de trabalho entre estas partes eram criadas.

Gradualmente e ao longo das primeiras 5/10 edições, fomos compreendendo que havia potencial para criar um programa, uma marca, uma experiência genuinamente especial e com elevado impacto nas academias portuguesas. Rapidamente o objetivo começava a tornar-se criarmos o melhor acelerador de competências e carreiras do país. Hoje, passados quase quatro anos, o Pitch Bootcamp já aconteceu 54 edições, em 7 países, envolveu 6500 jovens, 750 empresas e ajudou mais de 1400 recém-diplomados a começarem as suas carreiras. Em 2016, estão agendadas mais 5 edições em Portugal e 14 em território internacional, em países como Holanda, Dinamarca, Inglaterra, França, Brasil e Líbano.

Em cada edição, este programa de dois dias, coloca 150 jovens em contacto com 120 empresas e acontece em Universidades de referência como o Técnico, Nova SBE, Nova FCT, ISCTE, ISEG, FEUP, entre outras.

Ao longos destes 4 anos, na Spark temos vindo a conhecer profundamente as dificuldades e expetativas dos jovens em relação ao mercado de trabalho; e como recrutam as empresas e o que procuram nesses mesmos jovens. É este conhecimento e experiência que O Mercado Grita Talento partilha. Partindo de uma base empírica e de pura investigação, o livro ajudará o leitor a refletir sobre como identificar competências, abordar empresas, a pensar nas implicações que a natureza das empresas determina na abordagem com elas, a pensar na sua Proposta de Valor, como construir um CV ou responder a um anúncio.

Usando princípios de negócio, a abordagem proposta pelo livro desafia os leitores a pensar na sua carreira em quatro grandes áreas: definição do Produto (que competências, experiências e resultados traz ao mercado), análise do Cliente (diferenças entre empresas, como recrutam e o que procuram), questionamento da Proposta de Valor (match entre as competências e as necessidades de uma função) e, por fim, desenvolvimento das ferramentas de Comunicação necessárias para passar a mensagem de forma eficaz ao mercado.

No limite, todos nós possuímos um conjunto de competências únicas e singulares que nos diferenciam de todos e fazem de nós criaturas irrepetíveis. No teu caso, o teu talento pode ser a facilidade com que consegues influenciar e coordenar um grupo de pessoas. Pode ser a tua competência para processar informação, produzir relatórios complexos e traduzi-los numa linguagem que outros entendam. Pode ser a consistência e a regularidade com que trabalhas. Se calhar é a tua capacidade para manter a calma e o sentido de humor em momentos de elevada turbulência e stress. Talvez seja a tua ambição e a forma como te ajuda a mobilizar os recursos necessários para fazer o que tem que ser feito. Se calhar é a clareza do teu raciocínio e a facilidade que tens em produzir ideias, soluções e conteúdo novo.

Seja ele qual for, um dos objetivos do livro é ajudar os leitores a interrogarem-se sobre qual é o seu talento, a desenharem possibilidades de carreira e a desenvolverem formas inteligentes e eficazes de levar a sua proposta de valor ao mercado.

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Comentários (1)

  1. Um livro cheio de citações de outros autores…tem tudo para ser um best-seller para os fracos que compram Gustavo Santos, Chagas Freitas e agora este.

    por: toze,

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